Prevenção ao câncer de mama ganha destaque em programação da secretaria de Saúde
sáb, 18 de outubro de 2014 00:51Mutirão de exames na rede pública, Corrida das Guerreiras e Salão
Solidariedade com cortes de cabelo gratuitos são atividades do Outubro Rosa
DA REDAÇÃO – Alertar a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. A campanha conhecida como Outubro Rosa, cujo símbolo é um laço da mesma cor, se tornou uma referência em todo o país. Para estimular a adesão, a secretaria de Saúde dedicou o mês a promoção de ações variadas que tem como foco garantir a saúde feminina, estimulando também a prevenção ao câncer de colo de útero.
Para quem perdeu o mutirão de mamografia e Papanicolau do último fim de semana, uma nova edição acontece hoje, das 9 às 16h, em todas as unidades de saúde e Policlínica “Dr. Oabi Gebrim”. Participar é simples: a mulher deve levar documentos pessoais (RG e CPF) e um comprovante de residência para agendar a mamografia, indicada para aquelas com mais de 40 anos. A coleta do Papanicolau costuma ser feita na hora.
Na manhã deste domingo, 19, a população araguarina está convidada para a Corrida das Guerreiras. Não há limite de idade e homens também podem participar. A inscrição é um quilo de alimento não perecível e pode ser feita amanhã durante a concentração, que começa às 8h e termina às 9h, em frente ao Ginásio Poliesportivo General Mário Brum Negreiros.
Os participantes irão percorrer a avenida Coronel Theodolino Pereira de Araújo até a rotatória do cruzamento com a avenida Bahia e retornar pela avenida Theodolino. Haverá distribuição de camisetas no dia.
Para que o evento transcorra sem contratempos, uma estrutura será formada ao longo do trajeto pela Polícia Militar e secretaria de Trânsito. Uma ambulância da secretaria estará de prontidão caso seja necessário atendimento médico.
Este é o primeiro ano da corrida, que segundo a secretária de Saúde, Lucélia Rodrigues, pode entrar para o calendário anual do município. “Escolhemos esse nome porque a mulher é uma guerreira. Mãe, trabalhadora, enfrenta batalhas diariamente. Todas nós temos que vencer lutas, preconceitos, dificuldades. A mulher que tem câncer está numa luta ainda maior,” contou a secretária.
Na segunda-feira, 20, o Salão Solidariedade irá presentear mulheres que fizerem cortes de cabelo com um tratamento de manicure, ambos gratuitos. O evento acontece na secretaria de Saúde, das 8 às 16h, e tem o objetivo de doar cabelos para confecção de perucas, futuramente entregues a pacientes com câncer. “Muita gente acha que tem que ser um corte bem radical, mas não é. Doando um pedacinho que seja, faz diferença,” ressaltou a secretária.
O cabelo doado será entregue ao grupo Semente Esperança, que o enviará ao Hospital do Câncer de Uberlândia, com destino a uma equipe responsável por confeccionar as perucas.
“Estamos satisfeitos com o resultado. As mulheres colocaram o mês de outubro em seu calendário para prevenção e assim, acreditamos que a cada ano esse número vai aumentar. Essa recepção da comunidade fortalece ainda mais nosso trabalho,” concluiu Lucélia Rodrigues.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- MOMENTO BNI sex, 1 de maio de 2026
- Araguari fortalece atenção em saúde mental com capacitação de profissionais da rede básica sex, 1 de maio de 2026
- Alex Peixoto cobra transparência e critérios técnicos no recapeamento asfáltico em Araguari sex, 1 de maio de 2026
- Bombeiros intensificam orientações a banhistas no feriado prolongado sex, 1 de maio de 2026
- DA REDAÇÃO – 1 DE MAIO sex, 1 de maio de 2026
- Após sucesso em Monte Carmelo, Programa “Ela Por Inteiro” chega ao distrito de Celso Bueno sex, 1 de maio de 2026
- Expo Araguari 2026 arrecada 37 toneladas e faz história na região! sex, 1 de maio de 2026
- FURANDO A BOLHA – 1 DE MAIO sex, 1 de maio de 2026
- Prefeitura de Abadia dos Dourados entrega recuperação do antigo lixão municipal sex, 1 de maio de 2026
- Feriado prolongado terá presença intensificada da Polícia Rodoviária nas rodovias sex, 1 de maio de 2026
> > Veja mais notícias...
