Prestação de assistência religiosa hospitalar é pauta de reunião
ter, 4 de fevereiro de 2014 09:00Segundo vereadores, a lei municipal sancionada
em 2012 não está sendo devidamente cumprida

Em reunião com os vereadores, a promotora Cristina Fagundes pediu um prazo para analisar a lei municipal. Foto: Divulgação
DA REDAÇÃO – O poder Legislativo de Araguari se manifestou em favor à prestação de assistência religiosa nas instituições de saúde do município. Para tratar do assunto, os vereadores Wesley Lucas de Mendonça, José Ricardo Resende (ambos PPS) e Levi Siqueira (PMDB), se reuniram com a promotora da Curadoria da Saúde Pública Cristina Fagundes, a fim de discutir sobre a disponibilidade do serviço e as situações constrangedoras que tem ocorrido nas unidades de saúde.
A assistência é assegurada pela lei municipal n° 5.079, que foi sancionada em 7 de dezembro de 2012 e está em conformidade com o inciso VII, do art. 5º, da Constituição Federal, que regulamenta os procedimentos realizados pelas organizações religiosas, visando ministrar conforto espiritual e oferecer apoio moral aos enfermos em regime de internação, bem como aos profissionais de saúde.
Entretanto, segundo contou Wesley Lucas, apesar de sua importância, a lei não está sendo devidamente cumprida, uma vez que as instituições nem sempre autorizam a entrada de membros das entidades religiosas.
“Independente da crença, este é um assunto que deve ser analisado com bastante delicadeza, pois famílias estão indignadas devido ao fato de o paciente vir a falecer sem que seja feita a última oração, no leito do hospital,” falou.
Ainda segundo a lei, entre os principais deveres da instituição, está o de manter seus setores devidamente informados a respeito desta norma, devendo disponibilizá-la em local público. Conforme apurou a reportagem, esta indicação não é encontrada nas instituições de saúde.
Para Wesley Lucas, a falta de um órgão responsável pela fiscalização desses hospitais dificulta ainda mais a situação. Para analisar a lei e tomar uma decisão, a promotora Cristina Fagundes pediu um prazo. “Trata-se de um assunto bilateral onde devemos considerar também a gravidade do estado do paciente,” ponderou.
Assim, ficou decidido que uma nova reunião ou audiência pública será marcada e divulgada pela Gazeta do Triângulo em breve. Na ocasião é esperada a presença de representantes dos hospitais e das entidades religiosas.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Municípios regulados pela Arsae&MG podem receber recursos por meio do Fundo Municipal de Saneamento seg, 28 de abril de 2025
- ExpoZebu com cifras expressivas seg, 28 de abril de 2025
- Operação combate extração de ouro sáb, 26 de abril de 2025
- 32 anos ao lado de quem alimenta o Brasil sáb, 26 de abril de 2025
- AMM firma parceria com a Academia Vitorino e Mendonça para oferecer curso de Comunicação Governamental para prefeituras sex, 25 de abril de 2025
- Alimentação fora de casa mais cara sex, 25 de abril de 2025
- Coluna: Furando a Bolha (25/04) sex, 25 de abril de 2025
- Coluna: Radar (25/04) sex, 25 de abril de 2025
- Araguari sedia Campeonato Internacional de Xadrez em junho sex, 25 de abril de 2025
- Alunos assistem a espetáculo sobre bullying na Casa da Cultura Abdala Mameri sex, 25 de abril de 2025
> > Veja mais notícias...