Sexta-feira, 17 de Maio de 2024 Fazer o Login

Presídio de Araguari instala câmeras de segurança

sáb, 25 de janeiro de 2014 00:02
Presídio recebe câmeras de segurança, através de ação do Ministério Público. Foto: Gazeta do Triângulo

Presídio recebe câmeras de segurança, através de ação do Ministério Público. Foto: Gazeta do Triângulo

DA REDAÇÃO – As 16 câmeras de segurança instaladas no Presídio de Araguari estão em processo de funcionamento. A iniciativa em parceria com o Ministério Público e a Polícia Militar, visa reforçar a vigilância e maximizar o trabalho de segurança na unidade prisional.

A aparelhagem possui LED para visão noturna e para ampliar sua área de alcance, foi distribuída em pontos estratégicos como nos corredores principais de acesso, no pátio coletivo e na parte interna e externa, entre outros pontos julgados necessários pela administração da unidade.

A expectativa é que o recurso possa inibir crimes no estabelecimento, dentre os quais a entrada de aparelhos celulares, fugas e principalmente o comércio de drogas, considerado um dos mais graves e complexos problemas que desafiam a administração da unidade.

Segundo contou o promotor de Justiça, André Luís Alves de Melo, a aquisição partiu das penas pecuniárias nas suspensões de processo, conforme o artigo 89 da lei 9099, totalizando em torno de R$ 11 mil. “A presença das câmeras, certamente, inibirá muitas coisas que poderiam acontecer. O sistema também permite a fiscalização pela internet até mesmo partindo do prédio do Ministério Público ou da sala do juiz criminal”, contou André Luís.
Tecnologia

Para o promotor, esta é mais uma conquista, pois Araguari passa a ser uma das poucas cidades com um serviço de segurança tão bem equipado. As câmeras captam imagem e som em alta definição que funcionarão de maneira ininterrupta, sob o comando de um profissional para trabalhar no monitoramento dos equipamentos.

O Ministério Público espera conseguir ainda um aparelho para gravar as ligações direcionadas ao número 190, além disso, tramita uma Ação Civil Pública para a implementação de GPS e câmeras em todas as viaturas policiais.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: