Domingo, 16 de Junho de 2024 Fazer o Login

Presidente, vice e tesoureiro da Associação dos Congados comunicam desligamento

ter, 5 de maio de 2015 10:23

Da Redação

Os principais membros da diretoria da Associação Promocional de Congados, Moçambiques, e Catupés de Araguari se desligaram dos cargos na última terça, 28. Na reunião, que aconteceu no mesmo dia no Centro de Referência Negra Benedita Gonçalves (ao lado da Casa da Cultura Abdala Mameri), os associados foram informados através de ofício da saída do presidente Márcio Alves Pires, do vice, Cristiano Aguiar Salomão e do Tesoureiro, Cláudio Aguiar de Souza.

Congados de Araguari preservam tradição que dura quase um século (CRÉDITO DIVULGAÇÃO)

Congados de Araguari preservam tradição que dura quase um século (CRÉDITO DIVULGAÇÃO)

 

Como nenhum suplente foi encontrado, Onézia Santos Machados, até então secretária, assumiu a presidência interina. “Somente o Cláudio compareceu à reunião. Ele chegou, entregou as cartas de renúncia e foi embora. Então convoquei aqueles que estavam aguardando a reunião e expliquei o que havia acontecido,” declarou ela.

Segundo ela, os participantes se surpreenderam com a notícia e alguns se revoltaram. “Eles acharam que a diretoria deveria comunicar a saída pessoalmente, dar mais explicações.”

A Associação de Congados dá voz ativa a 14 ternos existentes no município, que juntos, reúnem cerca de 3000 participantes.

No dia 13, a entidade realiza a Festa de São Benedito, com a levantamento do mastro no barracão da associação, localizado na rua Ituiutaba, nº 290, bairro Ouro Verde.

Com a ajuda dos capitães dos Ternos, do presidente da CUFA, Agnaldo Silva (Zulu) e colaboradores na organização, a presidente interina começou a pedir doações de empresas e pessoas que acompanham o congado. A prefeitura costuma garantir apoio financeiro em torno de mil reais somente para a principal festa dos Ternos, que acontece em outubro.

Na família de Onézia, o congado ultrapassa gerações. É uma tradição que aprendeu ainda criança com os avós e pais, passou para os filhos e agora ensina aos netos. “Temos que preservar e dar continuidade a essa comemoração. É uma cultura com quase um século de existência. E o congado é mais antigo em Araguari do que a Folia de Reis, festa que tem uma estrutura melhor. Temos que valorizar a cultura negra, nos orgulhar,” concluiu.

A assembleia para eleição da nova diretoria será realizada no dia 4 de junho, no Centro de Referência Negra Rainha Benedita (ao lado da Casa da Cultura Abdala Mameri), das 13 às 17h.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: