Preservação ambiental é solicitada por artista plástico após supressão de árvores no bosque John Kennedy
qua, 24 de janeiro de 2018 05:26por Mel Soares
Segundo a secretaria municipal de Meio Ambiente ação está sendo promovida por meio de autorização do Codema
O professor aposentado Júlio Monteiro atua como artista plástico há 48 anos. Em 2012, ele deu início aos trabalhos de pintura utilizando como cenário o bosque John Kennedy.
As atividades rotineiras foram interrompidas no segundo semestre do ano passado quando Júlio, que é defensor do meio ambiente, presenciou o corte de cipós e plantas ornamentais. “Também foram cortadas outras espécies como a copaíba, que tem mais de 200 anos e pode ser utilizada como planta medicinal”, observou.

De acordo com a secretaria de Meio Ambiente supressão está sendo viabilizada mediante autorização
A supressão de árvores motivou o artista plástico a solicitar providências dos poderes Executivo e Legislativo por meio de ofício sendo destacado que o bosque é tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Município, e que as finalidades quanto a preservação não estão sendo cumpridas. “A reserva urbana natural é um bem tombado pelo decreto número 029 de 18 de agosto de 1997 e ratificado pelo decreto número 013 de 3 de abril de 1998. Meu objetivo é evitar a destruição irreversível desse bem de grande importância ecológica e histórica, que nós araguarinos tanto amamos”, justificou.
Em ofício, o professor também pede intervenções ao Ministério Público através da Curadoria do Meio Ambiente. A última ação realizada em prol da natureza foi encaminhar uma carta a todos os gabinetes dos vereadores solicitando medidas de inspeção sobre o assunto. “O bosque é um bem tombado, não pode ser tocado. As pessoas em Araguari não gostam que haja contestação acreditando que estamos falando mal, porém meu objetivo é apenas ajudar, afinal, o bosque é de todos nós. Eu quero ter voz como cidadão”, concluiu.
A reportagem apurou junto ao secretário de Meio Ambiente, Hamilton Tadeu de Lima Junior, que a supressão está sendo viabilizada mediante autorização do Codema (Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente). Foi possível ter acesso ao documento contendo o diagnóstico das espécies sendo constatado que as intervenções foram consolidadas após a apresentação evidente de queda.
Poema em homenagem ao Bosque John Kennedy
Bosque – Uma mata nativa
Em pleno perímetro urbano…
Primeiro, seu nome foi “Capão da Mata”
depois, Parque “Siqueira Campos”
e hoje enigmaticamente,
Bosque “John Kennedy”…
…mata nativa de tantas espécies,
fragmentos, vegetações diversas
e uma infinidade de frutas que alimentam a fauna…
suas árvores com suas peculiares formas
tanto nas copas como nos galhos e troncos,
encantam, dão sentido
e compõem o colorido do céu.
Suas folhas
com milhares de matizes de verdes
bailam no ar e ao vento
exalando assim, o oxigênio que dá vida
a todos os seres vivos do universo…
…folhas, que, mesmo depois de mortas ao chão
dão um colorido exuberante
com tonalidades quentes e pastéis,
quebrando muitas vezes o frio e a melancolia
da paisagem que às vezes é sombria e triste
por ser sozinha
e indefesa das garras ‘humanas’.
Bosque dos saguis, de ricos e diversos pássaros.
Das aranhas com o tecer de suas teias,
das cigarras e de répteis
todos habitantes de direito do lugar.
Bosque das caminhadas
de transeuntes diversos
que muitas vezes dão um colorido
diferente em suas passarelas.
Bosque dos encontros culturais e artísticos
de cunho comemorativo
que celebram datas e outras manifestações…
bosque de pessoas reflexivas,
que batem papos, que conversam sozinhas
que oram e que fazem planos e projetos para o futuro.
Bosque de turistas; cidadãos ausentes
E que quando retornam ficam saudosos
e pesarosos por terem deixado
Tão rico e esplêndido lugar…
bosque de pintores, poetas, fotógrafos
atores, pensadores e de namoros secretos.
bosque, álibi daqueles que amam a natureza.
Autor: Júlio Monteiro – novembro de 2015
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Custo da construção civil sobe 7,1% em Minas sáb, 13 de junho de 2026
- INAES apresenta planejamento estratégico sáb, 13 de junho de 2026
- Prefeitura de Monte Carmelo fortalece o desenvolvimento da zona rural sáb, 13 de junho de 2026
- CANTINHO DO MÁRIO – 13 DE JUNHO sáb, 13 de junho de 2026
- Polícia Militar reforça ações preventivas antes e após partida da Seleção Brasileira sáb, 13 de junho de 2026
- Associação Atlética Amigos do Resgate sáb, 13 de junho de 2026
- Amanhece Futebol Clube sáb, 13 de junho de 2026
- Fala, presidente: depois de muita luta e com a aprovação da lei na Câmara Municipal, finalmente vamos dar início ao calendário de 2026. sáb, 13 de junho de 2026
- MOMENTO BNI – 13 DE JUNHO sáb, 13 de junho de 2026
- Prefeitura de Tupaciguara promove Arena da Copa com transmissão em telão e atrações musicais sáb, 13 de junho de 2026
> > Veja mais notícias...