Quarta-feira, 04 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Preocupação com a dengue está novamente presente no período chuvoso

qui, 7 de novembro de 2024 14:14

Da Redação

 

O período chuvoso do final de ano traz as chuvas e com elas a preocupação com a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. Neste período, o alerta é para os cuidados que a população deve ter no combate aos criadouros do mosquito.

 

Para isso, é importante que os cidadãos façam limpeza frequente em suas casas, não deixando água parada em pneus, vasos de plantas, garrafas, caixas d’água ou outros recipientes que possam permitir a reprodução do mosquito. Manter lixeiras bem tampadas, ralos limpos e com aplicação de tela, e usar lonas esticadas para cobrir materiais de construção são outros cuidados para evitar o acúmulo de água.

 

É do conhecimento da secretaria de Saúde que, na maioria das vezes, a transmissão é no domicílio porque o mosquito tem uma maior atividade no começo da manhã e final da tarde. Então, esses são os momentos em que as famílias estão normalmente nas suas residências, principalmente nos finais de semana.

 

Diante a essa ameaça, a prefeitura, através da secretaria de Saúde, está preparando um evento importante denominado “Dia D” contra a Dengue, marcado para o dia 23 de novembro, com a concentração na Praça Farid Nader, às 7h30.

 

A programação terá às 9h30, caminhada pela Rua Rui Barbosa, panfletagem na Praça Manoel Bonito e a caminhada pela Avenida Tiradentes com a Rua Rodolfo Paixão até a Praça Getúlio Vargas. As atividades do dia serão desenvolvidas até às 13h.

 

Quando se trata de Dengue, é preciso que todo cidadão faça sua parte para evitar o contágio com a doença. Dificultar a reprodução do mosquito transmissor é o objetivo principal que deve ser absorvido por todos.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: