Terça-feira, 23 de Julho de 2024 Fazer o Login

Prêmio “Prefeito Empreendedor”: Uberlândia tem dois finalistas

qui, 20 de março de 2014 17:19
O projeto Empresa Fácil e o programa Pró-Micro representam a cidade na premiação
O Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor é concedido a prefeitos municipais que tenham implantado  projetos de estímulo e desenvolvimento de pequenos negócios. Foto: Daniel Nunes/SECOM/PMU

O Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor é concedido a prefeitos municipais que tenham implantado
projetos de estímulo e desenvolvimento de pequenos negócios. Foto: Daniel Nunes/SECOM/PMU

DA REDAÇÃO – A comissão avaliadora do IQM – Instituto Qualidade Minas, contratada pelo Sebrae-MG, esteve em Uberlândia na semana passada a fim de auditar a documentação de dois projetos que a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo inscreveu para concorrer ao prêmio Prefeito Empreendedor 2014. Os dois projetos foram classificados como finalistas ao prêmio.
Na categoria desburocratização, foi inscrito o projeto Empresa Fácil – REDESIM na Vida Real, que está em funcionamento e conta com a participação de diversas secretarias municipais envolvidas e a JUCEMG. Com esse trabalho, em Uberlândia é possível abrir uma empresa com média de 5 dias e fazer todo o procedimento via Internet. O sistema Empresa Fácil gera economia de tempo, de procedimentos, de arquivo de documentos, entre tantos outros facilitadores, integra o sistema e permite ao empresário em Uberlândia desenvolver seu potencial de negócios sem os entraves burocráticos assistidos em outras cidades do Brasil, onde se demora meses para a abertura de uma empresa, o que atrasa o desenvolvimento econômico como um todo.

Já na categoria novos projetos, a cidade inscreveu o Pró-Micro – Programa Municipal de Desenvolvimento da Microempresa, Empresa de Pequeno Porte e do Empreendedor Individual. O Pró-Micro é um conjunto de ações governamentais e de instituições de fomento de pequenos e médios negócios, que cria facilitadores, desburocratiza processos, traz incentivo e promove capacitações para que empreendedores locais tenham sucesso na implantação e desenvolvimento de suas pequenas e médias empresas.

Segundo a diretora de projetos para micro e pequenas empresas da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Luciana Vieira, “com o Pró-Micro, Uberlândia será referência nacional em desenvolvimento das micro e pequenas empresas, através da promoção de políticas públicas e apoio às iniciativas de fomento ao setor, que criam ambiente propício para o desenvolvimento contínuo e sustentável”, explicou.

Através de uma parceria com o Sebrae, Aciub, CDL, Fiemg e outras instituições, o Pró-Micro concentra os atendimentos, a capacitação e a distribuição de informação aos empreendedores, intermediará crédito e viabilizará a formalização de pequenos negócios que são um dos agentes elementares da cadeia econômica, gerando renda, empregos e melhoria da qualidade de vida.

“Estar entre os finalistas prova que a Prefeitura de Uberlândia está trabalhando para que a cidade seja um polo de negócios, desenvolvimento e empreendedorismo e que as ações destes projetos melhoram significativamente a economia regional e a vida das pessoas”, destacou o prefeito Gilmar Machado.

Prêmio

O Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, em sua 8º edição, é concedido a prefeitos municipais que tenham implantado projetos de estímulo ao surgimento e ao desenvolvimento de pequenos negócios e à modernização da gestão pública, contribuindo de forma efetiva para o desenvolvimento econômico e social do município. A premiação foi criada com a proposta de conhecer, reconhecer e premiar experiências que contribuam para o crescimento econômico e social dos municípios, por meio do fortalecimento dos micro e pequenos empreendimentos e estímulo ao empreendedorismo. É realizado de dois em dois anos, sendo dividido em etapas estadual e nacional, nas seguintes categorias: Melhor Projeto, Lei Geral Implementada, Compras Governamentais, Desburocratização, Pequenos Negócios no Campo, Pequenos Negócios nos Eventos Esportivos, Novos Projetos e Sustentabilidade.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: