Terça-feira, 03 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Prefeitura reinaugura base do SAMU em Araguari

ter, 7 de março de 2023 08:06

Da Redação

 

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência tem como finalidade chegar rapidamente à vítima, após ter acontecido alguma situação de urgência ou emergência que possa levar a sofrimento, a sequelas ou mesmo à morte. São considerados urgentes casos de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outros.

Amanhã, 8, às 9h, a Prefeitura de Araguari, através da Secretaria de Saúde realizará a cerimônia de reinauguração da base do SAMU em Araguari, localizada da rua da Mata, 55, no bairro Miranda.

O SAMU chega rapidamente à vítima, após ter acontecido alguma situação de urgência ou emergência

 

A Base Descentralizada deve ser estrategicamente localizada no município, de modo a contemplar os atendimentos da região com um tempo-resposta adequado e respeitando a ordenação dos fluxos das urgências, através da grade de serviços regionalizada e hierarquizada. As Bases construídas para o SAMU são de inteira responsabilidade do município-sede e devem obedecer a padronização visual do SAMU 192.

A base pode funcionar dentro de outro Estabelecimento Assistencial de Saúde (EAS), como em uma UPA 24 horas, dentro de uma central de regulação SAMU 192, num complexo regulatório ou numa unidade militar. Quando estão alocadas em outro estabelecimento, tanto os ambientes mínimos obrigatórios, quanto a identidade visual, podem ser flexibilizados, conseguindo compartilhar alguns ambientes com estes estabelecimentos.

Ontem, 6, a reportagem da Gazeta entrou em contato com a secretária de Gabinete, Luciana Brasileiro para saber quais serviços foram realizados na base do SAMU em Araguari.

Segundo a secretária, a obra contemplou os seguintes trabalhos: troca do telhado; pintura; iluminação; troca de todas as portas externas por portas de aço e instalação do portão de acesso das ambulâncias; paisagismo; revestimento cerâmico nas paredes de áreas molhadas; ampliação da unidade (sala de utilidades, depósito de resíduos contaminados, abrigo para armazenamento de cilindros e abrigo para o quadro elétrico externo); ampliação e manutenção do estacionamento para ambulâncias; recapeamento do acesso principal das ambulâncias; troca das bancadas; manutenção de calhas e rufos, das partes elétrica, hidráulica e de iluminação e do sistema de detecção de incêndio; dentre outros.

Ainda conforme Luciana Brasileiro, foram investidos nessa obra de manutenção e ampliação da base do SAMU, R$ 566.969,25.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: