Quarta-feira, 10 de Julho de 2024 Fazer o Login

Prefeitura realiza várias ações de combate à dengue em pontos estratégicos do município

sex, 23 de fevereiro de 2024 08:05

Da Redação

 

Minas Gerais vive uma situação crítica com relação à dengue. Conforme os dados do Painel de Monitoramento de Casos de Arboviroses, da Secretaria de Estado de Saúde, em 24h, houve a confirmação de mais 10 mortes. Com isso, a quantidade de óbitos pela doença já chega a 36.

Os municípios onde estes óbitos ocorreram foram: Betim, Conselheiro Lafaiete, Contagem, Matheus Leme, Morro da Graça, Patos de Minas, Santa Luzia, Sobrália e Belo Horizonte.

A quantidade de óbitos pela doença já chega a 36 em Minas
Divulgação

 

É bom mencionar que, além dos 36 óbitos confirmados, há 155 mortes em investigação. O número de casos confirmados chegou a mais de 93 mil e outros 260 mil casos estão sob investigação.

Ainda, segundo o painel, 54,5% dos casos são em mulheres e 45,14% em homens. Pessoas de 20 a 29 anos e de 30 a 39 anos são as mais afetadas. Belo Horizonte é a cidade que mais tem casos prováveis notificados por dengue, com mais de 28 mil e 88 casos de chikungunya.

Para evitar a disseminação do mosquito Aedes aegypti é necessário realizar algumas ações, dentre elas estão: averiguar se a caixa d’água está bem tampada; deixar as lixeiras bem tampadas; pôr areia nos pratos de plantas; recolher e acondicionar o lixo do quintal; limpar as calhas; cobrir piscinas; tapar os ralos e baixar as tampas dos vasos sanitários; limpar a bandeja externa da geladeira; limpar e guardar as vasilhas dos bichos de estimação; limpar a bandeja coletora de água do ar-condicionado; cobrir bem a cisterna; cobrir bem todos os reservatórios de água; usar repelente contra o mosquito; em ambientes internos, ligar o ar condicionado, ou usar telas de proteção em portas e janelas.

Em Araguari, a prefeitura, através da Secretaria de Saúde, por meio do setor de Zoonoses informa que a Superintendência Regional de Saúde, liberou o veículo “Fumacê”.

De acordo com a prefeitura, o primeiro ciclo foi iniciado no dia 21. No total serão três ciclos. Ressalta-se que, primeiramente, os locais selecionados para receber o

“fumacê” são onde foram confirmados mais casos de dengue.

Além disso, no dia 24, a partir das 7h, acontecerá um “Mutirão Contra a Dengue” em conjunto com o dia D do Estado, nos bairros Amorim, Novo Horizonte e Milenium. A concentração será em frente à UBSF Novo Horizonte e à UBS Amorim.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: