Segunda-feira, 17 de Junho de 2024 Fazer o Login

Prefeitura realiza eleições para secretários mirins

qua, 6 de julho de 2022 08:05

Da Redação

Todas as 16 unidades escolares municipais serão representadas nesse projeto

Ontem, 5, a Prefeitura de Araguari, através da Secretaria de Educação divulgou que realizará nas unidades escolares da rede municipal de ensino, uma eleição para secretários mirins. Eles serão os representantes da comunidade local e escolar e levarão várias demandas ao Poder Executivo.

De acordo com o secretário de Educação, Gilmar Chaves, todas as 16 unidades escolares municipais serão representadas nesse projeto, logo serão eleitos 16 secretários mirins. Esse primeiro mandato terminará no fim de 2022. Nos próximos anos, as eleições estão previstas para acontecer no primeiro trimestre e os secretários poderão exercer o mandato até o fim do ano.

Podem pleitear o cargo de secretário mirim, os alunos do 4º ao 9º ano do ensino fundamental, com idades entre 9 e 15 anos.

“As eleições já começaram, na sexta-feira tivemos uma reunião com as diretoras, apresentando todas as normativas. Na segunda-feira, elas já tinham providenciado as autorizações dos pais, para que os alunos pudessem participar do pleito. Cada sala tem um representante para concorrer nas eleições. Anteontem esses candidatos foram apresentados. Ontem e hoje serão os dias de campanha, onde os alunos têm a oportunidade de visitarem todas as salas da sua escola, apresentando suas ideias e pedindo o apoio dos colegas”, disse Gilmar Chaves.

Vale destacar, que as todas as etapas das eleições são realizadas democraticamente. Os próprios estudantes elegeram os representantes de cada sala e também terão o poder de eleger o secretário mirim. A direção, os professores e colaboradores não têm direito de voto nesse pleito.

Segundo a Secretaria de Educação, na próxima quinta-feira, 7, acontecerão as eleições, onde os alunos assinarão uma lista de presença e receberão uma cédula para poderem colocar seu voto nas urnas. Depois da votação, as diretoras irão lacrar as urnas, assinado em cima desse lacre como uma forma de assegurar a veracidade dos votos. Na sexta-feira, 8, uma comissão da secretaria passará em todas as escolas (10 na zona urbana e 6 na zona rural) para apurar os votos e divulgar os vencedores.

“Na próxima semana, teremos um evento para a posse dos secretários mirins. Os eleitos estarão frequentemente junto ao poder público, apresentando diversos temas sobre o funcionamento coletivo e trazendo um olhar diferente para essas questões”, destacou o secretário de Educação.

O prefeito Renato Carvalho (Republicanos) salientou que os secretários mirins vão ajuda-lo e assessorá-lo nas suas tomadas de decisões e que essa ação serve para incentivar nas crianças, nos adolescentes e nos jovens o sentimento de coletividade.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: