Sábado, 24 de Fevereiro de 2024 Fazer o Login

Prefeitura realiza cerimônia de encerramento da 10º edição do projeto “Agente Ambiental Mirim”

sex, 24 de novembro de 2023 08:05

Da Redação

 

O contato direto com a natureza gera nas crianças e nos adolescentes uma melhor percepção sobre o meio ambiente e, consequentemente, simplifica a compreensão da degradação ambiental. Neste sentido, conscientização, conservação e preservação ambiental surgem como consequência da admiração, do respeito e do amor pela Terra. E esses sentimentos são desenvolvidos através de relacionamento, contato, vivência direta com a natureza.

Sabendo disso, hoje, 24, às 9h, na Casa da Cultura “Abdala Mameri”, a Prefeitura de Araguari, através das secretarias de Meio Ambiente e de Saúde realiza o encerramento da 10ª edição do projeto “Agente Ambiental Mirim”.

O projeto visa criar jovens conscientes da importância do meio ambiente
Divulgação

 

Conforme a prefeitura, nesta edição o projeto contou com a participação de alunos a partir do 4º ano do Ensino Fundamental I, até estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental II, das seguintes escolas: Paes de Almeida, Katy Belém e do Colégio Mais Positivo.

“O projeto ‘Agente Ambiental Mirim’ tem a característica de nortear os jovens sobre os cuidados com o meio ambiente (a fauna, a flora, a água, o solo), dentre outras características. Além disso, ele auxilia os participantes a terem responsabilidade social e ambiental. Ou seja, o projeto visa criar jovens conscientes da importância do meio ambiente”, disse o secretário de Meio Ambiente, Guilherme Santana.

Ressalta-se que, o curso de formação foi ministrado pelo professor, biólogo e educador ambiental, Joelson Silvano de Moura e pela professora, pedagoga e educadora em saúde, Eliete Borges de Moura, da Secretaria de Saúde – Departamento de Zoonoses. Houveram aulas teóricas e práticas, com visitações a espaços de preservação ambiental. Dentro dos módulos foram trabalhadas as datas comemorativas, como: Dia da Água, Dia do Planeta, Semana do Meio Ambiente, Dia da Árvore, dentre outros.

Ainda, segundo o chefe da pasta de Meio Ambiente, hoje é um dia muito importante, pois tudo que foi ensinado está sendo concretizado, através da entrega dos certificados e da formatura. “Durante o curso, os alunos aprenderam sobre a proteção da água, do solo, entre outros. Esses Agentes Ambientais Mirins terão mais responsabilidade e irão conscientizar cada vez mais pessoas para proteger o nosso meio ambiente”, salientou Guilherme Santana.

“Sabemos da importância em se trabalhar a educação ambiental para crianças, jovens e adultos. Nada melhor do que trabalhar meio ambiente e saúde na construção da consciência e da transformação, em pequenas e grandes ações, em prol do nosso meio ambiente, da nossa cidade e do nosso planeta, visando assim a Sustentabilidade”, concluiu o professor, Joelson Silvano de Moura.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: