Domingo, 19 de Maio de 2024 Fazer o Login

Prefeitura realiza castração de cães e gatos nesta semana

ter, 20 de junho de 2023 08:08

Da Redação

 

Entre os dias 20 e 22, a Prefeitura de Araguari, através da Secretaria de Saúde realiza os atendimentos com o Castramóvel, no Centro Educacional Municipal Papa João XXlll, localizado na rua Otacílio Pinto de Oliveira, 789, bairro Novo Horizonte.

Mesmo sendo bastante conhecida, a castração de cães e gatos ainda gera muitos questionamentos. Isso ocorre devido a algumas informações compartilhadas sem conhecimento. Existem muitas pessoas que pensam que a castração pode colocar os animais em risco ou causar algum sofrimento. Hoje, o procedimento é realizado por profissionais especializados que seguem todos os protocolos de segurança.

A castração atua na preservação e redução de várias enfermidades de cães e gatos

 

A castração é uma técnica validada em todo o mundo por ser muito segura e eficaz no controle da população de cães e gatos urbanos e atuar na preservação e redução de várias enfermidades. Além disso, o procedimento também diminui a taxa de natalidade, colabora para longevidade e qualidade de vida do animal. A quantidade de cães e gatos carentes e abandonados por causa de nascimentos indesejados é uma grande preocupação social que pode ser resolvida com a castração.

Dentre os benefícios que a castração pode proporcionar, estão: redução da superpopulação, pela diminuição de gestações indesejadas e consequentes abandonos; redução de passeios externos e complicações relacionadas com o desenvolvimento de enfermidades infecciosas contraídas nas ruas, atropelamentos, intoxicação; prevenção de enfermidades reprodutivas em fêmeas; diminuição do risco de doenças mamárias, uterinas e ovarianas; prevenção de doenças testiculares; ajuda no tratamento da diabetes; possibilidade de diminuição da agressividade e marcação de território.

Segundo a prefeitura, os atendimentos acontecem das 8h às 14h e os tutores interessados em castrar seu animal devem fazer o cadastro, apresentando os seguintes documentos: RG, CPF e comprovante de residência.

Além disso, para que o animal seja castrado é necessário que ele se encaixe em alguns critérios, são eles: idade mínima de 7 meses e máxima de 7 anos. Vale destacar que, não será realizada a castração em animais branquicefálico. Ou seja, cães e gatos do focinho curto.

Ontem, 19, a reportagem da Gazeta entrevistou a secretária de Saúde para saber mais detalhes sobre a castração. “Serão castrados quantos animais forem necessários. Não há limite de amimais por CPF. Os animais passarão pela avaliação do médico veterinário para ver suas condições clínicas”, disse Soraya Ribeiro.

A secretária de Saúde também informou que o Castramóvel estará no bairro Novo Horizonte, porém qualquer morador de Araguari poderá levar seu cão ou gato para castração no local. “Nossa meta é castrar o maior número possível de animais, para que vivam com dignidade e saúde. A castração aumenta a sobreviva do animal e evita abandono”, finalizou a chefe da pasta de Saúde.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: