Prefeitura realiza Audiência Pública para apresentação do projeto de ciclovia, calçadas e iluminação na avenida Minas Gerais
qua, 24 de janeiro de 2024 08:01Da Redação

As obras trarão mais segurança para toda população
A Prefeitura de Araguari irá realizar na Casa da Cultura Abdala Mameri, localizada na rua Coronel José Ferreira Alves, 1098, no dia 20 de fevereiro de 2024, terça-feira, das 16h às 17h, uma Audiência Pública para apresentação do projeto de ciclovia, calçadas e iluminação na avenida Minas Gerais. Toda a população está convidada, inclusive para fornecer seus comentários e contribuições ao projeto.
O processo Nº 352/2023 de Concorrência Pública nº 005/2023, tem como objetivo a contratação de empresa especializada em obras e serviços de engenharia para execução do projeto de construção de aproximadamente dois km de ciclovia na avenida Minas Gerais e pavimentação em outros dois trechos da mesma
avenida. Tem como objetivo propiciar atrativos e proporcionar mais qualidade de vida para a população de Araguari.
A secretária de Planejamento, Orçamento e Habitação, Mariel Cadena, explicou que a referida contratação objetiva obras de intervenções de qualificação viária na avenida Minas Gerais do Município de Araguari-MG e tem relação direta com as diretrizes do Programa de Apoio à Política Nacional de Desenvolvimento Urbano do Ministério das Cidades, sendo o município contemplado com recursos dos Convênios de Repasse Federal 918385/2021 e 918382/2021, totalizando mais de 2,5 milhões. O valor total de investimento previsto é da ordem de R$ 5.256.951,67 cuja licitação está agendada para o dia 08 de fevereiro de 2024. “O primeiro trecho da avenida Minas Gerais inicia na altura da rua Ipê (bairro Gutierrez) e se estende até a altura da rua Pará (bairro Aeroporto Sul), totalizando uma área de 16.150 m2 a ser recapeada e, aproximadamente, 900 metros de extensão. O terceiro trecho inicia na rotatória das avenidas Minas Gerais com a Mato Grosso avançando próximo à altura da rua Cláudio Manoel (Bairro Miranda), totalizando uma área de 4.779 m2 a ser recapeada e, aproximadamente, 350 metros de extensão. Ambos os trechos terão acessibilidade ao longo da via: piso podo tátil de alerta, rampas de acesso e sinalização vertical e horizontal, trazendo mais segurança para toda população”, destacou.
Mariel ressaltou que o grande diferencial do projeto acontecerá no segundo trecho: uma ciclovia de aproximadamente 2 km iniciando na altura da rua Padre Anchieta (bairro Bosque) até a rotatória das avenidas Minas Gerais com a Mato Grosso. Além do recapeamento também serão executados serviços de acessibilidade, paisagismo e das adequações elétricas das vias,
trazendo mais segurança aos ciclistas. Os principais objetivos são incentivar um meio de transporte alternativo como uma saída simples e econômica; desafogar o trânsito numa das principais avenidas da cidade, tendo a bicicleta como meio de transporte sustentável; oferecer alternativas para preservação de problemas ambientais; incentivar a prática de esportes por meio de caminhadas e corridas em local adequado; desenvolvimento da cidade de Araguari com qualidade de vida (transporte consciente, sustentável, ecológico e participativo).
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Cooperativa recupera R$ 622 milhões do Funrural sex, 7 de agosto de 2026
- 273 municípios podem aderir à universalização do saneamento; saiba quais sex, 7 de agosto de 2026
- Expocachaça reúne 2 mil rótulos em BH qui, 6 de agosto de 2026
- Missão do SINDVEL ao Vietnã busca ampliar autonomia tecnológica do Vale da Eletrônica qui, 6 de agosto de 2026
- Tráfego na BR-365 terá fiscalização reforçada a partir desta quinta-feira, 6 de agosto qui, 6 de agosto de 2026
- Câmara retoma sessões ordinárias e aprova projetos do Executivo qui, 6 de agosto de 2026
- Agosto Dourado destaca benefícios da amamentação para mães e bebês qui, 6 de agosto de 2026
- MOMENTO DE VÔLEI – 06 DE AGOSTO qui, 6 de agosto de 2026
- DA REDAÇÃO – 06 DE AGOSTO qui, 6 de agosto de 2026
- Prefeitura promove programação cultural para celebração dos 138 anos de Uberlândia qui, 6 de agosto de 2026
> > Veja mais notícias...