Sexta-feira, 20 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Prefeitura publica edital de chamamento para parceria no custeio das obras de reforma e ampliação da UPA

sáb, 10 de setembro de 2022 11:22

Da Redação

 

No dia 6, a Prefeitura de Araguari, através da Secretaria de Saúde divulgou um edital para parceria no financiamento das obras de reforma e ampliação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

A UPA iniciou o atendimento médico de urgência e emergência, aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), no dia 1º de julho de 2016. A unidade é componente fundamental da Rede de Atenção às Urgências. A finalidade é reunir os serviços de saúde de média complexidade, estabelecendo uma rede organizada.

A prefeitura busca parceiro para obras de reforma e ampliação da UPA

 

A UPA integra a rede de assistência municipal à saúde, constituindo “Porta de Entrada” às ações e aos serviços de urgência e emergência. O Serviço de Pronto Atendimento está destinado ao atendimento dos casos de urgência/ emergência médica de pacientes das Unidades de Saúde da Atenção Primária e Especializada, do Corpo de Bombeiros ou Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e a demanda espontânea (não agendada), 24 horas por dia, todos os dias da semana. A unidade pratica o acolhimento do usuário por classificação de risco, e não por ordem de chegada, de acordo com a orientação do Programa Nacional de Humanização.

Segundo a prefeitura, o prédio que abriga a UPA não atende mais de forma eficiente a demanda de Araguari e das cidades referenciadas. Para atender a essa demanda foi desenvolvido o Projeto Arquitetônico de Reforma e Adequação de Área Física para Funcionamento de uma UPA de Araguari – PORTE II, localizada na praça da Constituição, através do corpo técnico próprio do município e aprovado pela Superintendência Regional de Saúde de Uberlândia-Núcleo de Vigilância Sanitária – Parecer Técnico 082/21, de 10/11/2021.

Conforme a secretária de Saúde, Soraya Riberto de Moura, o projeto de ampliação está finalizado e prevê a construção de consultórios de atendimento, pediatria e parte administrativa, mas para que ele saia do papel é necessário que a prefeitura consiga uma parceria que possa ajudar a custear as obras. A finalidade é proporcionar mais conforto à população em geral e também aos colaboradores que trabalham no local.

A secretária também informou que não é possível estipular um prazo para o início dessas obras, pois para que isso aconteça é necessário que o edital seja concluído e a empresa vencedora da parceria seja definida.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: