Quarta-feira, 10 de Julho de 2024 Fazer o Login

Prefeitura promove Dia D de Vacinação contra a Poliomielite em várias unidades de saúde

sex, 7 de junho de 2024 09:25

Da Redação

 

A poliomielite é uma doença altamente infecciosa causada pelo polivírus que ocupa o sistema nervoso e pode provocar paralisia total em questão de horas. O vírus é transmitido de pessoa para pessoa, principalmente através da via fecal-oral ou, menos frequentemente, por um veículo comum (por exemplo, água ou alimentos contaminados) e multiplica-se no intestino.

O último caso de poliomielite no pais foi em 1989, e o Brasil foi certificado livre do poliovírus selvagem em 1994.

A cobertura vacinal preconizada é igual ou acima de 95%
Divulgação

 

No entanto, em 2023, foi classificado como de alto risco para reintrodução do vírus e por isso, a vacinação é fundamental.

Neste ano, a Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite termina no dia 14 e terá seu Dia D neste sábado, 8. Crianças de um a quatro anos de idade deverão ser vacinadas com a dose oral (VOP – em gotinha) mesmo se já receberam o imunizante em outros momentos. Para as crianças menores de um ano, a indicação é avaliar a necessidade conforme a situação da caderneta de vacinação.

Nos 54 municípios que fazem parte do Triângulo Mineiro há 102.318 crianças de um a menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) que devem receber a dose oral e 23.921 crianças menores de um ano que devem atualizar o esquema vacinal.

Conforme informações disponibilizadas pelo painel de Cobertura Vacinal do Ministério da Saúde, neste ano, o Triângulo Mineiro tem 88,69% de cobertura de vacinação contra a poliomielite em crianças de até um ano de idade e 83,35% entre 1 a 4 anos de idade. A cobertura vacinal preconizada é igual ou acima de 95%, segundo o Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Ressalta-se que, é preciso o envolvimento da comunidade para alcançar a meta de 95% de cobertura na campanha e o Dia D é uma grande oportunidade.

Em Araguari, a prefeitura através da Secretaria Municipal de Saúde está se preparando para o Dia D de Vacinação

contra a Poliomielite. De acordo com a prefeitura, a vacina está disponível para crianças de um ano a menores de cinco.

As Unidades Básicas de Saúde Familiar dos bairros Paraíso, São Sebastião, Novo Horizonte, Portal dos Ipês, Portal de Fátima, Amorim, Gutierrez, Independência e Santa Helena, estarão abertas das 8h às 16h, para o atendimento de todas as crianças.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: