Quarta-feira, 10 de Julho de 2024 Fazer o Login

Prefeitura promove castração de cães e gatos no bairro Millenium

qui, 7 de março de 2024 08:07

Da Redação

Foram realizadas 170 castrações de cães e gatos em 2024
Divulgação

Mesmo sendo bastante conhecida, a castração de cães e gatos ainda gera muitas dúvidas. Isso acontece devido a algumas informações compartilhadas sem conhecimento. Existem muitas pessoas que pensam que a castração pode colocar os animais em risco ou provocar algum sofrimento. Hoje, o procedimento é realizado por profissionais especializados que seguem todos os protocolos de segurança.

A castração é uma técnica regularizada em todo o mundo por ser muito segura e eficaz no controle da população de cães e gatos urbanos e atuar na preservação e diminuição de várias doenças. Além disso, o procedimento também reduz a taxa de natalidade, coopera para longevidade e

qualidade de vida do animal. A quantidade de cães e gatos carentes e abandonados por causa de nascimentos indesejados é uma grande preocupação social que pode ser resolvida com a castração.

Dentre as vantagens que a castração pode proporcionar, estão: redução da superpopulação, pela diminuição de gestações indesejadas e consequentes abandonos; redução de passeios externos e complicações relacionadas com o desenvolvimento de enfermidades infecciosas contraídas nas ruas, atropelamentos, intoxicação; prevenção de enfermidades reprodutivas em fêmeas; diminuição do risco de doenças mamárias, uterinas e ovarianas; prevenção de doenças testiculares; ajuda no tratamento da diabetes; possibilidade de diminuição da agressividade e marcação de território.

Desde o mês de janeiro, o Castramóvel está atendendo no bairro Millenium, ao todo foram realizadas 170 castrações de cães e gatos, machos e fêmeas. A finalidade é que 300 animais sejam castrados naquela região.

Ressalta-se que, o serviço realizado pela Prefeitura de Araguari, através da Secretaria de Saúde, foi um sucesso no ano passado, passando por vários bairros e pelo distrito de Amanhece.

Segundo a prefeitura, neste ano não será diferente, o Castramóvel passará por todos os bairros da cidade e pelos distritos, castrando cães e gatos de ambos os sexos, com idade mínima de 7 meses e máxima de 7 anos. Lembrando que, o procedimento não é realizado em animais braquicefálicos (cães e gatos de focinho curto). O

bairro Brasília será o próximo contemplado a receber o serviço.

Em breve mais informações serão divulgadas pela prefeitura.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: