Quinta-feira, 25 de Abril de 2024 Fazer o Login

Prefeitura permanece com sistema fora do ar, após ataque cibernético

sex, 10 de novembro de 2023 08:03

Da Redação

A prefeitura está tentando recuperar o máximo de informações que foram perdidas
Divulgação

Ataques na internet são tentativas de criminosos, de afetar ou destruir uma rede de sistemas. Esses abusos podem fazer com que dados secretos sejam roubados ou expostos, podendo causar o roubo de identidade e extorsão do titular das informações.

Os ataques cibernéticos costumam acontecer com vários objetivos, visando diferentes alvos e usando diversas técnicas. Qualquer serviço, computador ou rede que seja acessível via internet pode ser alvo de um ataque, assim como qualquer computador com acesso à internet pode participar de um ataque. Os motivos que levam os criminosos a desferir ataques na internet são diversos, variando da simples diversão até a realização de ações ilegais. Frequentemente, têm motivação relativa à demonstração de poder, sensação de prestígio, motivações financeiras, ideológicas e comerciais.

No dia 22 de outubro, o sistema de gestão do município foi vítima de um ataque cibernético. Segundo a prefeitura, o ataque provocou sérios danos, como a perda de dados de todos os servidores municipais e de informações pessoais de cada secretaria do município. Desde a data do ataque, a administração municipal se cercou de todos os cuidados, através da Procuradoria Geral, que tem tomado todas as providências, como acionamento da Polícia Civil, que segue investigando o caso.

Ontem, 9, a reportagem da Gazeta entrou em contato com o secretário de Gabinete, Joaquim Fernandes para saber se o sistema foi restituído. “Estão tentando recuperar o máximo de informações que foram perdidas. Mandamos os HD’s para uma empresa em São Paulo, para ver se conseguimos recuperar os últimos backups. Por enquanto, o sistema está fora do ar e o cidadão terá que esperar. A previsão é que volte até a próxima segunda feira, 13”, esclareceu.

2 Comentários

Deixe seu comentário: