Quarta-feira, 19 de Junho de 2024 Fazer o Login

Prefeitura inicia cadastramento para veículos destinados ao transporte escolar

qui, 14 de julho de 2022 10:03

Da Redação

 

Ontem, 13, a Prefeitura de Araguari, através da Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana (SETTRANS) divulgou que será realizado o cadastramento para emissão de autorização municipal para o transporte escolar do 2º semestre. Os cadastros começarão no dia 18 de julho e serão encerrados no dia 29 do mesmo mês, das 7h30 às 12h30, na praça Benito Felice, 100, bairro Paraíso.

De acordo com a Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana, é importante que os interessados fiquem atentos às datas, pois não haverá prorrogação do prazo. A SETTRANS também informou que para fazer o recadastramento é necessário que os condutores de veículos escolares, apresentem os seguintes documentos: Alvará 2022 ou DAM (original e uma cópia); CPF (original e uma cópia); RG (original e uma cópia); CRLV 2022 (original e uma cópia); CNH D ou E (original e uma cópia); Certificado de Curso de Transporte Escolar (original e uma cópia); pontuação da CNH retirada no DETRAN local, com visto da autoridade competente (original); Certidão Negativa Criminal (original); comprovante de endereço (original e uma cópia); laudo original de inspeção veicular realizado em empresas devidamente credenciadas pelo DENATRAN e INMETRO, sobre plataforma de inspeção, conforme NBR 14040 (original).

Vale destacar, que o exercício da atividade sem o devido credenciamento pode caracterizar o transporte como clandestino. O infrator fica sujeito às penalidades previstas por lei.

O secretário de Trânsito, Joaquim Fernandes disse que depois da apresentação dos documentos, a SETTRANS fará uma vistoria da faixa amarela; dístico ESCOLAR; extintor; cintos de segurança (em número igual à lotação); tacógrafo; lanternas de luz branca, fosca ou amarela, dispostas nas extremidades da parte superior dianteira; e lanternas de luz vermelha, dispostas na extremidade superior da parte traseira.

É importante mencionar, que somente motoristas habilitados nas categorias D ou E, com idade acima de 21 anos podem trabalhar no transporte escolar.  A licença também só é concedida aos condutores que tenham sido aprovados em um curso especializado e que não tenham cometido quaisquer infrações grave ou gravíssima ou que não sejam reincidentes em infrações médias durante os últimos 12 meses.

Após passar pela vistoria, a SETTRANS fixará na parte interna do veículo, em local visível, um adesivo autorizando-o a realizar transporte escolar em âmbito municipal.

Joaquim Fernandes também esclareceu que esse cadastramento acontece duas vezes ao ano, na segunda quinzena de janeiro e na segunda quinzena de julho. A ação além de regulamentar o serviço, também visa garantir a segurança daqueles que utilizam o transporte.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: