Prefeitura inaugura centro para procedimentos de castração de animais
ter, 27 de setembro de 2016 05:32Da Redação
Salas foram construídas ao lado do Canil Municipal
O número de cães e gatos abandonados em Araguari gira em torno de três mil. Uma das alternativas para minimizar o transtorno seria a castração, único meio efetivo de controle populacional.
Em 2013, projetos para viabilizar o benefício foram discutidos entre governantes municipais e equipes de proteção de animais, e neste ano estão prestes a se tornarem realidade.
Conforme informações do secretário de Serviços Urbanos, Humberto Merola Junior, o evento de inauguração do Centro de Castração, localizado ao lado do Canil Municipal no bairro São Sebastião, está marcado para acontecer no dia 6 de outubro, às 10h.
As obras de construção do espaço perduraram por aproximadamente oito meses, sendo utilizado recurso municipal de aproximadamente 45 mil reais. Para compra de equipamentos cirúrgicos, mais 12 mil reais foram investidos.
De acordo com o curador do Canil, Roberto Paganini, foram construídas três salas, uma de assepsia, outra para a cirurgia e um espaço com baias para recuperação dos animais.
Inicialmente, duas veterinárias ficarão responsáveis pelos procedimentos de castração.
“Os primeiros a serem contemplados são os animais do canil, os quais serão encaminhados a adoção somente depois de recuperados da cirurgia de castração”, afirmou.
Depois de terminar a primeira etapa, os animais soltos pela cidade serão os próximos beneficiados. “O nosso objetivo é que eles não procriem. Faremos os procedimentos e depois da recuperação eles serão soltos novamente, pois não temos condições de mantê-los no canil”, argumentou.
Os animais da comunidade carente da cidade também fazem parte do projeto. “Haverá um estudo por meio da secretaria de Trabalho e Ação Social para detectar as famílias de baixa renda. Cães destas pessoas farão a castração gratuitamente”, completou.
Canil Municipal
A capacidade máxima do canil é para aproximadamente 40 animais. No entanto, o local possui em torno de 50 cães entre adultos e filhotes, capturados em casos de emergências como atropelamento, doenças, animais que estejam causando acidentes de trânsito, atacando pedestres ou cadelas no período reprodutivo. São situações em que a população pode entrar em contato no Canil pelo número (34)3690-3094.
1 Comentário
Deixe seu comentário:
Últimas Notícias
- 18,7 mil capacitadas no Triângulo qui, 19 de dezembro de 2024
- Municípios mineiros recebem royalties qua, 18 de dezembro de 2024
- Polícia Militar continua ações da Operação Natalina qua, 18 de dezembro de 2024
- Eleitos no pleito de 2024 são diplomados em Araguari qua, 18 de dezembro de 2024
- PIB de Minas avança 1,2% no trimestre ter, 17 de dezembro de 2024
- Coluna: Radar (17/12) ter, 17 de dezembro de 2024
- Sine Araguari disponibiliza diversas vagas de emprego ter, 17 de dezembro de 2024
- Prefeitura celebra o encerramento do Projeto Esporte em Ação 2024 ter, 17 de dezembro de 2024
- Diplomação dos eleitos de Araguari e Indianópolis acontece nesta terça-feira, no Fórum Oswaldo Pieruccetti ter, 17 de dezembro de 2024
- BR-050 é palco de novos acidentes com vítimas feridas ter, 17 de dezembro de 2024
> > Veja mais notícias...
Até que enfim uma boa notícia em prol da população de cães e gatos do município. Sem dúvidas, trata-se de medida preventiva de elevado cunho ambiental, e deve ser aplaudida (se realmente colocada a efeito nos moldes anunciados).