Prefeitura divulga relação de exames e levantamento dos atendimentos de ortopedia na Policlínica
qui, 8 de fevereiro de 2024 08:06Da Redação
As Policlínicas Regionais são Unidades Especializadas de Apoio Diagnóstico, que disponibilizam consultas clínicas com médicos de especialidades diferentes (determinadas com base no perfil epidemiológico da população da região), realização de exames gráficos e de imagem com fins diagnósticos e oferta de pequenos procedimentos.
Esses equipamentos servem para atender as necessidades de atendimentos especializados conforme a
realidade epidemiológica local, principalmente nas áreas assistenciais. Elas podem apresentar diversas configurações de equipe, equipagem e linhas de cuidado ofertadas, e visam atuar na continuidade do cuidado oferecido pela Atenção Primária à Saúde, aumentando a resolutividade das redes locais de saúde.
Em Araguari, no dia 3, a prefeitura, através da Secretaria de Saúde divulgou a relação de exames complementares realizados pela Policlínica Oabi Gebrim, são eles: Doppler Venoso Arterial, Doppler de Carótidas, Teste Ergométrico, Eletrocardiograma, Raio X e Ultrassom.
O Doppler Arterial e Venoso é um tipo de ultrassonografia que verifica possíveis problema circulatórios nos membros inferiores e posteriores do corpo. O seu principal intuito é identificar distúrbios nas artérias e veias, no sentido de localizar doenças do sistema vascular.
O Doppler de Carótidas, também chamado de ultrassom das carótidas, é um exame fácil e indolor que ajuda a avaliar o interior das artérias carótidas, vasos que passam pela lateral do pescoço e transportam o oxigênio para o cérebro. O Teste Ergométrico é um exame rápido, simples e não-invasivo. Geralmente, é realizado em check-ups e avaliações cardiovasculares, ajudando no diagnóstico de doenças como hipertensão, arritmias, insuficiência cardíaca e outros problemas relacionados ao coração.
O Eletrocardiograma é um exame de avaliação da atividade elétrica do coração através de eletrodos fixados na pele. A partir daí, é possível detectar o ritmo do coração e quantidade de batimentos por minuto.
O Raio X é muito usado para identificar fraturas nos ossos e para diagnosticar doenças em tecidos moles, como no aparelho gastroesofágico e nos pulmões.
O exame de ultrassom, também chamado ultrassonografia ou ecografia, é um dos exames de imagem mais usados na medicina. Esse procedimento não invasivo permite visualizar, com detalhes, as movimentações das estruturas internas do paciente, bem como seus órgãos e tecidos.
Segundo a prefeitura, os exames são solicitados através de pedidos via sistema, enviados pelas unidades de saúde; e mais 7.000 pessoas são atendidas mensalmente na Policlínica, incluindo exames, marcações de consultas e farmácia.
No dia 6, a prefeitura, através da Secretaria de Saúde divulgou um levantamento dos atendimentos de ortopedia na Policlínica. São cerca de 600 atendimentos mensais e o setor é um dos mais procurados na Policlínica.
De acordo com a prefeitura, o atendimento é realizado por quatro médicos especialistas, via Central de Marcação de Consultas. É necessário que o paciente dê entrada por uma das Unidades Básicas de Saúde, onde é realizado o agendamento das consultas, através do Sistema Central de Marcação.
1 Comentário
Deixe seu comentário:
Últimas Notícias
- 18,7 mil capacitadas no Triângulo qui, 19 de dezembro de 2024
- Municípios mineiros recebem royalties qua, 18 de dezembro de 2024
- Polícia Militar continua ações da Operação Natalina qua, 18 de dezembro de 2024
- Eleitos no pleito de 2024 são diplomados em Araguari qua, 18 de dezembro de 2024
- PIB de Minas avança 1,2% no trimestre ter, 17 de dezembro de 2024
- Coluna: Radar (17/12) ter, 17 de dezembro de 2024
- Sine Araguari disponibiliza diversas vagas de emprego ter, 17 de dezembro de 2024
- Prefeitura celebra o encerramento do Projeto Esporte em Ação 2024 ter, 17 de dezembro de 2024
- Diplomação dos eleitos de Araguari e Indianópolis acontece nesta terça-feira, no Fórum Oswaldo Pieruccetti ter, 17 de dezembro de 2024
- BR-050 é palco de novos acidentes com vítimas feridas ter, 17 de dezembro de 2024
> > Veja mais notícias...
O prefeito e a secretária de saúde tem que arrumar o programa na internet para que às pessoas acompanha de casa onde estão na fila de espera pra realizar uma consulta ou cirurgia no papel já funciona mais na prática é outra história.