Segunda-feira, 19 de Janeiro de 2026 Fazer o Login

Prefeitura de Uberlândia inicia testes com ônibus elétricos no transporte público

qua, 2 de julho de 2025 08:00

Da Redação

Legenda: Os veículos foram cedidos pelas montadoras exclusivamente para fins de avaliação.

A Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran), deu início nesta semana a uma fase de testes com três ônibus elétricos no sistema de transporte público da cidade. A iniciativa tem como objetivo avaliar o desempenho, a eficiência energética e o conforto dos veículos, além de analisar a viabilidade de incorporar essa tecnologia de forma definitiva à frota do Sistema Integrado de Transporte (SIT) na zona urbana.

 

Os novos ônibus foram apresentados no Terminal Canaã, na região Oeste, com a presença do prefeito Paulo Sérgio. Um dos veículos iniciou a fase de testes operando sem passageiros por três dias, em uma linha especial gerenciada pela concessionária Sorriso de Minas. Após esse período, os testes continuarão com a participação de passageiros, por mais 30 dias, nas linhas I480 (Terminal Canaã / Terminal Planalto), T140 (Terminal Planalto / Terminal Central) e T121 (Luizote / Terminal Umuarama). Posteriormente, o veículo será transferido para as concessionárias São Miguel e Autotrans, que darão sequência aos testes em novas rotas.

 

Durante este período, os usuários do SIT poderão experimentar um transporte mais sustentável, com emissão zero de poluentes, menor ruído e maior conforto. Os ônibus utilizados nos testes são fruto de uma parceria entre as fabricantes chinesas BYD e Ankai, e a brasileira Marco Polo.

 

A ação não gera custos para o município, já que os veículos foram cedidos pelas montadoras exclusivamente para fins de avaliação. Durante os testes, a Prefeitura coletará dados técnicos e ouvirá a opinião dos usuários para embasar futuras decisões sobre a modernização da frota.

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: