Prefeitura de Indianópolis e Polícia Civil promovem palestra sobre Crimes Cibernéticos para alunos da Rede Municipal
qui, 28 de maio de 2026 08:00Da Redação

Legenda: Estudantes da Escola Municipal acompanham atentamente as orientações trazidas pela parceria entre a Prefeitura de Indianópolis e a Polícia Civil sobre o uso responsável da internet.
Na era da informação, onde o universo digital se confunde cada vez mais com a rotina real, preparar as novas gerações para navegar na internet de forma segura tornou-se uma missão indispensável. Ciente dessa realidade, a Prefeitura de Indianópolis, por meio de uma ação integrada de suas secretarias e em uma parceria estratégica com a Polícia Civil, promoveu uma palestra educativa de extrema relevância para os alunos da Escola Municipal de Indianópolis.
O encontro teve como foco principal a informação e a conscientização sobre segurança digital, abordando diretamente a prevenção de crimes cibernéticos e suas severas consequências no mundo jurídico e social.
A iniciativa reflete o compromisso contínuo da administração municipal de Indianópolis em ir além do currículo pedagógico tradicional, trazendo para o ambiente escolar debates contemporâneos e urgentes. A presença da Polícia Civil transformou a sala de aula em um espaço de diálogo aberto e dinâmico, aproximando a instituição de segurança pública dos jovens cidadãos.
Durante o evento, especialistas em segurança pública contextualizaram como pequenas atitudes no ambiente virtual podem gerar grandes impactos. A Prefeitura de Indianópolis idealizou o projeto compreendendo que a prevenção é a ferramenta mais eficaz para proteger crianças e adolescentes dos riscos invisíveis da rede, transformando-os em multiplicadores de boas práticas em suas casas e comunidades.
O conteúdo programático da palestra foi estruturado para dialogar diretamente com a linguagem e a realidade dos estudantes, mantendo o público engajado do início ao fim. Durante o encontro, foram abordadas orientações sobre segurança nas redes sociais, incluindo configurações de privacidade, criação de senhas seguras e os riscos de aceitar solicitações de perfis desconhecidos. Também houve alerta sobre a exposição excessiva na internet, destacando os perigos de compartilhar dados pessoais, rotina, localização em tempo real e imagens que possam comprometer a integridade física e emocional dos alunos.
Outro ponto debatido foi a prevenção contra golpes virtuais, ensinando como identificar links suspeitos, falsas promoções e estratégias utilizadas por criminosos para clonar perfis ou obter dados financeiros. A palestra também tratou do cyberbullying, enfatizando os impactos psicológicos das ofensas e ataques virtuais, além de reforçar que a internet não é uma terra sem leis e que o respeito deve prevalecer também no ambiente digital.
Mais do que apontar os perigos, a ação patrocinada pela Prefeitura de Indianópolis buscou empoderar os alunos. O objetivo central foi fornecer o conhecimento necessário para que eles utilizem a internet como uma ferramenta de aprendizado, criatividade e socialização saudável.
“Investir na segurança digital dos nossos alunos é garantir que o ambiente escolar e familiar seja preservado contra os perigos da modernidade. A Prefeitura de Indianópolis segue firme no propósito de formar cidadãos conscientes, éticos e protegidos, tanto no mundo físico quanto no virtual”, pontuou o prefeito de Indianópolis Selmo Alves de Souza.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Mortes por infarto em Uberlândia dobram ter, 16 de junho de 2026
- CNI reunirá pré-candidatos à Presidência em evento voltado às demandas da indústria ter, 16 de junho de 2026
- Prefeitura de Uberlândia terá estande para atendimentos gratuitos na ‘Rodada de Negócios Internacional Brasil Central 2026’ ter, 16 de junho de 2026
- Polícia Civil deflagrou operação que prendeu o principal acusado de tráfico em Estrela do Sul ter, 16 de junho de 2026
- RADAR – 16 DE JUNHO ter, 16 de junho de 2026
- Prefeitura de Araguari avança no cronograma da reforma da Rodoviária e define próximos prazos da obra ter, 16 de junho de 2026
- América, Flamengo e Grêmio estrearam com vitória ter, 16 de junho de 2026
- Escola de Voleibol Araguari Vôlei EVA amplia atividades e lança projeto de Vôlei de Praia e Futevôlei ter, 16 de junho de 2026
- Homicídio e tentativa de homicídio no São Sebastião são investigados pela Polícia Civil ter, 16 de junho de 2026
- Prefeitura de Monte Carmelo fortalece o desenvolvimento da zona rural ter, 16 de junho de 2026
> > Veja mais notícias...