Sexta-feira, 26 de Abril de 2024 Fazer o Login

Prefeitura cumpre liminar de reintegração de posse no aeroporto Santos Dumont

qui, 17 de agosto de 2023 08:07

Da Redação

O local que antes era de propriedade do município, foi doado para a União
Divulgação

No primeiro semestre, foi determinado pela Justiça Federal, através de uma ação judicial movida pela Procuradoria Geral do Município, órgão jurídico da Prefeitura de Araguari, a reintegração de posse de áreas que fazem fronteira com o aeroporto Santos Dumont e que ultrapassaram seus limites, invadindo o território utilizado para trabalhos aéreos, pousos e decolagens.

Segundo o procurador geral do município, Leonardo Borelli, os invasores ampliaram seus quintais para os fundos do Aeroporto Santos Dumont. Não são muitas invasões, mas elas aconteceram há muito tempo.

É importante mencionar que, a ampliação dos quintais pode causar dano para a comunidade, pois é fundamental para segurança aeroportuária a obediência às limitações administrativas.

O local que antes era de propriedade do município, foi doado para a União e devido às invasões, a segurança foi totalmente comprometida, com o acesso de animais e pessoas.

Ontem, 16, a prefeitura iniciou o processo de reintegração de posse, contando com o apoio do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar, da Defesa Civil e das secretarias: de Obras, Serviços Urbanos e Desenvolvimento.

“Nós estamos cumprindo uma ordem da Justiça Federal. Essas invasões aconteceram há muito tempo, em uma área que é da União. Nós temos a responsabilidade de cumprir essa ordem. São várias áreas invadidas, com diversas formas de invasão (com cercamento, animais, plantas). Essas áreas serão reintegradas”, disse a chefe da pasta de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Karla Fernandes.

De acordo com a secretária de Desenvolvimento, todos os moradores foram avisados sobre a reintegração de posse. “ Fizemos várias reuniões esclarecendo dúvidas, toda a população que mora nas áreas invadidas já está ciente desse processo”, explicou Karla Fernandes.

Destaca-se que, sem a reintegração de posse não era possível investir na área interna do aeroporto, pois por uma questão de segurança não é permitido ter nenhuma área de acesso ao aeródromo.

“Já temos um projeto, que está em fase final, para a reestruturação do aeroporto Santos Dumont, que será uma grande conquista para a nossa cidade”, concluiu a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo.

4 Comentários

  1. Eliane disse:

    Além desse aeroporto ser pequeno, porque ele só tem 1.500m de pista e parece não ter aquelas entradas para um avião grande taxiar na pista, ainda vem os invasores de áreas, eles pensam que é terra de ninguém. Já tinham que ter resolvido esse problema há muito tempo, tem que ser casca grossa.

Deixe seu comentário: