Prefeitura cumpre liminar de reintegração de posse no aeroporto Santos Dumont
qui, 17 de agosto de 2023 08:07Da Redação

O local que antes era de propriedade do município, foi doado para a União
Divulgação
No primeiro semestre, foi determinado pela Justiça Federal, através de uma ação judicial movida pela Procuradoria Geral do Município, órgão jurídico da Prefeitura de Araguari, a reintegração de posse de áreas que fazem fronteira com o aeroporto Santos Dumont e que ultrapassaram seus limites, invadindo o território utilizado para trabalhos aéreos, pousos e decolagens.
Segundo o procurador geral do município, Leonardo Borelli, os invasores ampliaram seus quintais para os fundos do Aeroporto Santos Dumont. Não são muitas invasões, mas elas aconteceram há muito tempo.
É importante mencionar que, a ampliação dos quintais pode causar dano para a comunidade, pois é fundamental para segurança aeroportuária a obediência às limitações administrativas.
O local que antes era de propriedade do município, foi doado para a União e devido às invasões, a segurança foi totalmente comprometida, com o acesso de animais e pessoas.
Ontem, 16, a prefeitura iniciou o processo de reintegração de posse, contando com o apoio do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar, da Defesa Civil e das secretarias: de Obras, Serviços Urbanos e Desenvolvimento.
“Nós estamos cumprindo uma ordem da Justiça Federal. Essas invasões aconteceram há muito tempo, em uma área que é da União. Nós temos a responsabilidade de cumprir essa ordem. São várias áreas invadidas, com diversas formas de invasão (com cercamento, animais, plantas). Essas áreas serão reintegradas”, disse a chefe da pasta de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Karla Fernandes.
De acordo com a secretária de Desenvolvimento, todos os moradores foram avisados sobre a reintegração de posse. “ Fizemos várias reuniões esclarecendo dúvidas, toda a população que mora nas áreas invadidas já está ciente desse processo”, explicou Karla Fernandes.
Destaca-se que, sem a reintegração de posse não era possível investir na área interna do aeroporto, pois por uma questão de segurança não é permitido ter nenhuma área de acesso ao aeródromo.
“Já temos um projeto, que está em fase final, para a reestruturação do aeroporto Santos Dumont, que será uma grande conquista para a nossa cidade”, concluiu a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo.
4 Comentários
Deixe seu comentário:
Últimas Notícias
- Luís Eduardo Falcão Ferreira é eleito presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) para a gestão 2025&2028 sex, 4 de abril de 2025
- Uberlândia lidera adesão à energia solar sex, 4 de abril de 2025
- Poços confirma caso de febre amarela qui, 3 de abril de 2025
- Sobretaxa reduzirá investimentos em MG qua, 2 de abril de 2025
- Lactalis investe R$ 291 milhões em Minas ter, 1 de abril de 2025
- CAAMG abre a primeira semana da Campanha de Vacinação Antigripal para a advocacia de Minas Gerais ter, 1 de abril de 2025
- Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor ter, 1 de abril de 2025
- Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem seg, 31 de março de 2025
- Fabriciano inicia obra de 500 moradias seg, 31 de março de 2025
- Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad dom, 30 de março de 2025
> > Veja mais notícias...
Além desse aeroporto ser pequeno, porque ele só tem 1.500m de pista e parece não ter aquelas entradas para um avião grande taxiar na pista, ainda vem os invasores de áreas, eles pensam que é terra de ninguém. Já tinham que ter resolvido esse problema há muito tempo, tem que ser casca grossa.