Quinta-feira, 25 de Abril de 2024 Fazer o Login

Prefeitura avança com as obras de ampliação da UPA

qui, 22 de junho de 2023 08:05

Da Redação

A obra conta com um investimento de aproximadamente R$ 1.700.000,00

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) iniciou a assistência médica de urgência e emergência, aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), no dia 1º de julho de 2016. A unidade é um elemento importante da Rede de Atenção às Urgências. A finalidade é reunir os serviços de saúde de média complexidade, estabelecendo uma rede organizada.

A UPA integra a rede de assistência municipal à saúde, constituindo “Porta de Entrada” às ações e aos serviços de urgência e emergência. O Serviço de Pronto Atendimento está voltado ao atendimento dos casos de urgência/ emergência médica de pacientes das Unidades de Saúde da Atenção Primária e Especializada, do Corpo de Bombeiros ou Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e a demanda espontânea (não agendada), 24 horas por dia, todos os dias da semana. A unidade pratica o acolhimento do usuário por classificação de risco, e não por ordem de chegada, de acordo com a orientação do Programa Nacional de Humanização.

No dia 28 de abril, a Prefeitura de Araguari, através da Secretaria de Saúde realizou a cerimônia de assinatura da Ordem de Serviço para ampliação da UPA.

No último dia 20, a Secretaria de Saúde fez um levantamento das obras com o intuito de apresentar quais foram os avanços ao longo desses quase dois meses.

Vale destacar que, a construção dessa estrutura é uma parceria da Prefeitura Municipal de Araguari, através da Secretaria de Saúde, e Centro Universitário IMEPAC e conta com um investimento de aproximadamente R$ 1.700.000,00.

Segundo a prefeitura, estão sendo construídos consultórios, salas de hidratação e medicamentos, salas de triagem. Além disso, toda a estrutura da unidade passa por reforma. “São cerca de 850m2 de novas áreas construídas em dois pavimentos, que trarão muito mais agilidade e conforto no nosso atendimento à população”, disse.

“A estrutura dessa obra será padrão IMEPAC e vai oferecer total conforto para os profissionais e usuários. Nosso lema é proporcionar, ao paciente, um atendimento de forma digna e humanizada. Nossos alunos já estão ativamente inseridos na rotina médica da UPA e, agora, mais do que nunca, vamos oferecer mais um alicerce para a concretização da carreira profissional”, disse o reitor do IMEPAC , José Júlio Lafayette, assim que foi assinada a Ordem de Serviço da obra.

4 Comentários

Deixe seu comentário: