Prefeitura autoriza empréstimo para realizar a canalização do Córrego Dâmasus
sáb, 27 de maio de 2023 09:31Da Redação
A canalização dos cursos d’água em centros urbanos é uma intervenção necessária para ampliar a capacidade de vazão de córregos em áreas que sofrem com enchentes, solapamento das margens e erosão. A execução desse tipo de obra exige um projeto que leve em consideração as características hídricas do local. Também requer a superação de vários desafios técnicos, da necessidade de reduzir interferências urbanas a imprevistos geotécnicos. Os esforços são sempre no sentido de assegurar uma intervenção eficaz e com o mínimo impacto ambiental.
No dia 23, a Prefeitura de Araguari, através das secretarias de Planejamento, Orçamento e Habitação, de Fazenda e de Obras publicou no Correio Oficial, a Lei nº 6.779 de 23 de maio de 2023, que autoriza o município de Araguari a contratar com o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais S/A – BDMG, operações de crédito com outorga de garantia, e dá outras providências. O objetivo é realizar operações de crédito até o montante de R$28.683.332,00, destinadas ao financiamento da obra de infraestrutura urbana para canalização do Córrego Dâmasus.

A prefeitura acredita que até o final do ano seja possível dar ordem de serviço
De acordo com o secretário de Obras, Luiz Felipe de Miranda, o lei visa autorizar o município a contratar o crédito. “Ainda será realizada a análise do projeto e das licenças para finalizar a tramitação. Somente após essa etapa será licitada a obra. Acreditamos que até o final do ano será possível dar ordem de serviço”, disse.
Ainda conforme o chefe da pasta de Obras, a intervenção contemplará o trecho próximo à rua Raul José de Belém, até o encontro com o Córrego Brejo Alegre, consistindo na movimentação de terra para recompor as erosões e montagem dos colchões reno e gabiões nas encostas.
Vale destacar que, os colchões reno são estruturas com grande flexibilidade e permeabilidade, especialmente indicadas na construção de revestimento para canais, barragens de solo, escada dissipadoras e outros. Podem ser combinados com revestimentos feitos com mantas orgânicas e com estacas vivas, conforme o efeito pretendido.
Já os gabiões servem para contenção, estabilização de taludes e controle de erosão em obras civis, geotécnicas e hidráulicas.
1 Comentário
Últimas Notícias
- DA REDAÇÃO – 6 DE DEZEMBRO dom, 7 de dezembro de 2025
- CANTINHO DO MÁRIO – 6 DE DEZEMBRO dom, 7 de dezembro de 2025
- Prefeitura de Tupaciguara promove o Natal Luz 2025 dom, 7 de dezembro de 2025
- Olé F.A vai até Uberlândia jogar as semifinais nas categorias sub-15 e sub-17 dom, 7 de dezembro de 2025
- Uberlândia: veículos com placas idênticas são apreendidos pela Polícia Rodoviária Estadual dom, 7 de dezembro de 2025
- Câmara aprova medidas estratégicas em sessão extraordinária do Legislativo dom, 7 de dezembro de 2025
- Vereador Nego reforça ações por melhorias na saúde, na infraestrutura e na organização urbana de Araguari dom, 7 de dezembro de 2025
- Prefeitura de Indianópolis promove seminário de boas práticas com foco na gestão e ações docentes dom, 7 de dezembro de 2025
- Futebol Solidário Família Fachinelli dom, 7 de dezembro de 2025
- Copa Rural de Futebol Society Masculina Piracaíba – LAFS dom, 7 de dezembro de 2025
> > Veja mais notícias...
