Prefeitura anuncia associação responsável pela gestão da UPA
qui, 9 de junho de 2022 08:05Da Redação
No dia 7 de junho, a Prefeitura de Araguari, através da Secretaria de Saúde publicou no Correio Oficial que a Missão Sal da Terra continua responsável pela gestão da Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
A UPA iniciou o atendimento médico de urgência e emergência, aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), no dia 1º de julho de 2016. A unidade é parte essencial da Rede de Atenção às Urgências. A finalidade é reunir os serviços de saúde de média complexidade, construindo uma rede organizada.
A prefeitura avaliou dois critérios básicos para escolher a organização social vencedora, são eles: melhor técnica e valores mais acessíveis. Por essa razão, a Missão Sal da Terra continua gerindo a UPA.
De acordo com a prefeitura, a UPA integra a rede de assistência municipal à saúde, constituindo “Porta de Entrada” às ações e aos serviços de urgência e emergência. O Serviço de Pronto Atendimento está voltado ao atendimento das situações de urgência/ emergência médica de pacientes das Unidades de Saúde da Atenção Primária e Especializada, do Corpo de Bombeiros ou Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e a demanda espontânea (não agendada), 24 horas por dia, todos os dias da semana; e a Missão Sal da Terra deve estar apta para implementar o acolhimento do usuário por classificação de risco, e não por ordem de chegada, segundo orientação do Programa Nacional de Humanização.
É importante ressaltar, que o serviço humanizado não influencia somente na experiência do paciente, mas na instituição como um todo. O profissional que atende de maneira humanizada é mais e recomendado e a unidade de saúde que faz esse tipo de atendimento, têm maiores possiblidades de tratar seus colaboradores da mesma forma.
Outro ponto que merece destaque é que a organização é responsável por desenvolver trabalho de equipe multidisciplinar, com o intuito de proporcionar o acolhimento, atendimento e o referenciamento para a rede básica de saúde, para a rede especializada ou para internação hospitalar, possibilitando continuidade do tratamento com impacto positivo no quadro de saúde individual e coletivo da população usuária.
Conforme as informações da Missão Sal da Terra, o intuito da organização é oferecer um atendimento de excelência com base em ações planejadas e ao mesmo tempo coordenadas por uma equipe reconhecidamente capacitada na área. Para isso, a organização utiliza como metodologia, implantar uma nova perspectiva no atendimento à população, capaz de garantir a busca por uma completa e irrestrita satisfação do usuário.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Festival faz sucesso em 13 municípios ter, 23 de junho de 2026
- Azeite da Mantiqueira chega à final do Prêmio CNA Brasil Artesanal ter, 23 de junho de 2026
- América vence e é o único com 100% de aproveitamento ter, 23 de junho de 2026
- Exército encerra estágio de meio ambiente com foco em sustentabilidade e gestão ambiental ter, 23 de junho de 2026
- Programa Minha Casa, Minha Vida abre cadastramento em Araguari a partir de hoje ter, 23 de junho de 2026
- Araguari Vôlei EVA estreia no Campeonato Mineiro Regional AR1/FMV 2026 ter, 23 de junho de 2026
- Prefeitura aplica 500 doses no Dia D de Vacinação realizado neste sábado em Uberlândia ter, 23 de junho de 2026
- Homicídio tentado no Novo Horizonte com homem esfaqueado e agressor atropelado ter, 23 de junho de 2026
- Kubanacan goleia Neo Sport e conquista o bicampeonato ter, 23 de junho de 2026
- Arena Bosque 26 recebeu mais de 100 atletas para a disputa da 2ª etapa ter, 23 de junho de 2026
> > Veja mais notícias...
