Quarta-feira, 23 de Abril de 2025 Fazer o Login

Prefeitura amplia acesso a medicamentos para crianças neurodivergentes

ter, 18 de março de 2025 08:07

Da Redação

 

Neurodivergente é um termo que se refere a condições em que o funcionamento do cérebro difere significativamente do que é considerado típico ou padrão, de acordo com as normas neurotípicas. Essa perspectiva regula e valoriza a diversidade dentro do espectro neurológico, englobando condições como autismo, TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade), dislexia e outros.

A neurodivergência questiona a noção de uma única norma para o funcionamento do cérebro, incentivando a acessibilidade e a inclusão de todas as formas de cognição. Essa abordagem visa combater estigmas e preconceitos contra indivíduos neurodivergentes, destacando suas habilidades únicas e as contribuições valiosas que podem contribuir para a sociedade.

Ao invés de tratar as diferenças como patologias, o termo neurodivergente enfatiza a diversidade natural no funcionamento cerebral.

Fomentar a compreensão e o apoio à neurodiversidade ajuda a criar ambientes mais inclusivos e capacitantes, onde as pessoas possam prosperar, independentemente de suas características neurocognitivas e de se adaptarem ou não aos padrões.

Sabendo disso, a Prefeitura de Araguari, através da Secretaria de Saúde incorporou todos os medicamentos, geralmente utilizados por crianças neurodivergentes, especialmente aquelas diagnosticadas com TDAH e TEA, são eles: Risperidona; Aripiprazol (em breve disponível); Ritalina comum e Ritalina LA (Ritalina LA também estará disponível em breve).

“No ano passado, nós fizemos a incorporação de alguns medicamentos que são utilizados pelas crianças. Recentemente, nós concluímos a incorporação de todos os medicamentos, que são comumente utilizados para as crianças neurodivergentes. Então você que é pai, ou familiar de crianças que fazem uso dessas medicações, elas estão disponíveis no CAPS”, esclareceu a secretária de Saúde, Thereza Christina Griep.

De acordo com a prefeitura já estão disponíveis no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) para a retirada: Risperidona e Ritalina comum. “Para quem precisa acessar esses medicamentos, basta comparecer ao CAPS e realizar o cadastro. Estamos empenhados em garantir que os medicamentos estejam disponíveis o mais breve para você. O CAPS está situado na rua Josias Batista Leite, 169, no bairro Bosque”, disse.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: