Segunda-feira, 02 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Prefeito nega aumento do IPTU e critica “terroristas” de plantão

ter, 18 de fevereiro de 2014 00:02
Prefeito recebeu ontem pela manhã a reportagem da Gazeta do Triângulo para falar sobre o IPTU. Foto: Gazeta do Triângulo

Prefeito recebeu ontem pela manhã a reportagem da Gazeta do Triângulo para falar sobre o IPTU. Foto: Gazeta do Triângulo

ADRIANO SOUZA – Como se sabe, o projeto de Lei que trata sobre descontos para pagamento do IPTU 2014 continua em discussão na Câmara Municipal, e na reunião que acontece na manhã dessa terça-feira, 18, existe a expectativa de que finalmente possa ser definido o desconto que será oferecido ao contribuinte. No projeto original, o prefeito Raul Belém (PP) propõe desconto de 5% para pagamento à vista, mas desde que chegou na Câmara Municipal, a proposta recebeu emenda de 60, 50 e 40%. No entanto, os vereadores que compõe a base de apoio do prefeito no Legislativo, após reunião com o chefe do Executivo, apresentaram uma emenda de 30%, o que significa 20% a menos de desconto oferecido em 2013, que foi de 50%.

Desde que o projeto chegou à Câmara Municipal, tem sido ventilada uma “campanha” contra o aumento do IPTU, assunto esse que o prefeito comentou ontem pela manhã com a reportagem da Gazeta do Triângulo. Belém garantiu que não houve aumento do IPTU, e lembrou que os valores são os mesmos, reajustados pela administração anterior quando criou o projeto de revisão da planta de valores do IPTU.

“Não existe aumento de IPTU, e volto a deixar claro que os valores são os mesmos reajustados pela administração anterior. O que está em discussão é em relação ao desconto. Estamos em entendimento com a nossa base na Câmara Municipal para que seja entre 25 a 30%. É bom lembrar que em 2013, foi dado um desconto de 50%. Precisamos arrecadar para poder cumprir nossos projetos e metas de governo e realizar melhorias e obras esperadas pela comunidade. Em relação ao IPTU, estamos trabalhando para promover o georreferenciamento imobiliário da cidade que poderá corrigir os valores cobrados pelo IPTU. É importante dizer que após o levantamento pretendido pelo nosso governo sobre a situação de cada imóvel, será possível corrigir algumas discrepâncias que estão sendo pagas por contribuintes desde o aumento da planta de valores realizado na gestão passada, e alguns poderão sofrer uma redução”, comentou o prefeito Raul Belém, que voltou a dizer que o posicionamento de algumas pessoas de que haverá aumento do IPTU, é um ato terrorista.

“É importante lembrar que em toda a região, o maior desconto dado é de 15%”, finalizou Raul Belém.  Apesar da proposta de 30% de descontos ser um entendimento entre governo e base aliada na Câmara Municipal, o prefeito deixou claro que, caso os vereadores aprovem o desconto de 30%, ele na condição de chefe do Executivo não pode sancionar a lei, uma vez que ele responderia por renúncia de receita. A implantação de uma plataforma eletrônica baseada em imagens de satélite e fotos aéreas georreferenciadas, é o primeiro passo para adequar Araguari para a implantação da “cidade digital”, que centralizará e disponibilizará informações sobre o município, democratizando o acesso a esses dados.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: