Prazo para solicitar serviços eleitorais termina nesta quarta-feira
ter, 6 de maio de 2014 01:45SAMARA ARRUDA – Eleitores têm até quarta-feira, 7, para procurar a 16ª Zona Eleitoral de Araguari e solicitar serviços como o alistamento, transferência e a regularização do título eleitoral. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral, a data marca o fechamento do cadastro de eleitores em todo o país.
De acordo com Fernando Guetti, chefe do Cartório, o município conta com 85.096 eleitores aptos a votar. Para atender à demanda, o trabalho se estendeu desde o feriado até o final de semana. “Tivemos expediente normal, entretanto, a movimentação foi menor que o esperado. Infelizmente a população ainda deixa para atualizar sua situação nos últimos dias e acaba enfrentando filas,” contou Fernando Guetti.
Conforme o chefe do Cartório, os serviços mais procurados são o pagamento de multas daqueles que deixaram de votar em eleições passadas e também o cadastro de novos eleitores. São jovens com 16 anos que fazem seu título eleitoral e podem participar na escolha dos candidatos.
Hoje, o Cartório estará funcionando das 12 às 18h. Na quarta-feira, o atendimento será das 8 às 18h. Para atualizar a situação eleitoral, é preciso que o eleitor tenha em mãos xerox de seus documentos pessoais, comprovante de endereço, e no caso dos homens maiores de 18 anos, o certificado de quitação do serviço militar. Para aqueles que precisam fazer a transferência de domicílio, além dos documentos, deve-se estar quite com a Justiça Eleitoral, ou seja, ter cumprido obrigações legais, ter obtido o primeiro título ou feito a última transferência há pelo menos um ano e residir no novo domicílio há, no mínimo, três meses.
Cartório recebe inscrições para mesário voluntário
A 16ª Zona Eleitoral situada na rua Quinca Mariano, 337, Centro, está recebendo as inscrições para interessados em trabalhar voluntariamente nas eleições deste ano. “Basta que o candidato compareça ao Cartório com um documento de identificação. Esse é um trabalho muito importante e contamos com a participação da população,” comentou Fernando Guetti.
Segundo ele, para estudantes do curso de Direito da Unipac que estiverem interessados, os serviços prestados durante as eleições serão aproveitados pela instituição de ensino como crédito em atividades complementares, exigidas dos alunos. Dentre outros benefícios que o voluntário recebe ao ser mesário estão o direito de se ausentar do trabalho pelo dobro dos dias trabalhados nas eleições; o recebimento de auxílio-alimentação no primeiro turno das eleições e no segundo, se ocorrer, e também o exercício da função de mesário pode valer como critério de desempate em concurso público, caso haja essa previsão no edital.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Juiz de Fora tem seletiva em toda cidade seg, 2 de dezembro de 2024
- Varginha lança parque tecnológico sáb, 30 de novembro de 2024
- Valadares investe R$ 5 milhões em terminal sex, 29 de novembro de 2024
- A CEMIG ESTÁ TRANSFORMANDO A ENERGIA EM MINAS GERAIS sex, 29 de novembro de 2024
- Coluna: Radar (29/11) sex, 29 de novembro de 2024
- Falta de Insulina NPH em Divinópolis qui, 28 de novembro de 2024
- Presidente eleito da OAB&MG, Gustavo Chalfun, se reúne com o presidente da ALMG para tratar de pautas importantes para a advocacia qua, 27 de novembro de 2024
- Presidente eleito da OAB&MG, Gustavo Chalfun, se reúne com o presidente da ALMG para tratar de pautas importantes para a advocacia qua, 27 de novembro de 2024
- Justiça descobre ‘reclamante profissional’ em Paraíso qua, 27 de novembro de 2024
- Museu em Januária é dedicado ao pão de queijo ter, 26 de novembro de 2024
> > Veja mais notícias...