Quarta-feira, 23 de Abril de 2025 Fazer o Login

Prazo para regularizar situação eleitoral termina e trabalho no Cartório foi acumulado

qui, 8 de maio de 2014 01:33
Apesar de ficar em regime de plantão desde o dia 16 de abril, o trabalho do Cartório Eleitoral foi acumulado nesta quarta-feira. Foto: Gazeta do Triângulo

Apesar de ficar em regime de plantão desde o dia 16 de abril, o trabalho do Cartório Eleitoral foi acumulado nesta quarta-feira. Foto: Gazeta do Triângulo

MEL SOARES – “Os brasileiros deixam tudo para a última hora”. Cena na porta do Cartório Eleitoral de Araguari na tarde desta quarta-feira, 7 ilustrou bem esta frase. Em entrevista ao Jornal Gazeta do Triângulo, alguns cidadãos alegaram que não haviam se atentado para o prazo de regularização. Antônio Costa Dias de 53 anos disse que mora na fazenda, e ficou sabendo apenas nesta terça-feira, 6, ao ouvir um programa de rádio.

Segundo informou, há três eleições não vota e, recentemente foi conscientizado a exercer a cidadania, mas quase não consegue votar novamente.

O cartório está trabalhando em sistema de plantão desde o dia 16 de abril, incluindo feriados, sábados e domingos. No entanto o atendimento acabou se acumulando no último dia.

Até as 16h de ontem, mais de 150 pessoas haviam sido atendidas, mas a fila continuava imensa, com diversos araguarinos querendo regularizar o título para o alistamento militar, transferência e revisão.

Para este ano, o primeiro turno das eleições está marcado para o dia 5 de outubro e, se houver segundo turno, será no dia 26. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o voto é facultativo para analfabetos, adolescentes entre 16 e 18 anos e idosos com mais de 70. Quem deixa de comparecer no dia do pleito e não justifica a ausência pode ter o título cancelado e será proibido de obter financiamento em banco público, matricular-se em instituição federal, tirar passaporte e assumir cargo público.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: