Sexta-feira, 07 de Novembro de 2025 Fazer o Login

Praticar atividades físicas está entre as principais metas de início de ano

qui, 7 de janeiro de 2016 08:00

por Mel Soares

Disciplina deve ser mantida rigorosamente para evitar desânimo

A maioria dos brasileiros resolve começar o ano com o ‘pé direito’ e isto inclui, principalmente, uma mudança no que diz respeito aos cuidados com o corpo. É nesta época, que o número de alunos em academias aumenta consideravelmente. Em Araguari, não é diferente. Para o educador físico Renato Borges Marques, que também é sócio proprietário de uma academia, a disciplina é um dos pré-requisitos para que o aluno não desista de praticar exercícios no decorrer do ano.

Musculação está entre as atividades físicas mais aderidas pelos araguarinos

Musculação está entre as atividades físicas mais aderidas pelos araguarinos

 

Ele explica ainda, que atualmente, o corpo ideal seria o chamado ‘fitness’, e não mais tão musculoso como antigamente. “A saúde em primeiro lugar. Por isso, o padrão mudou nos últimos anos. As mulheres, por exemplo, buscam o emagrecimento e enrijecimento e os homens, a definição dos músculos, mas sem exageros”, explicou.

Em relação a exercícios de musculação, a idade mínima para começar é a partir dos 14 anos, desde que haja acompanhamento de um personal trainer. “Pequenos resultados podem ser notados ainda no primeiro mês de atividade. Lembrando que as aulas devem ser realizadas de três a cinco vezes por semana”, orientou.

Por haver uma grande variedade de atividades físicas, o estudante Diego Montes Alencar aconselha que o interessado em entrar para o mundo ‘fitness’ escolha uma área com a qual se identifique. “É preciso se esforçar, tentando ultrapassar seus limites e nunca desistir de seus objetivos; sempre que alcançá-los buscar atingir outra meta e assim se superar cada vez mais”.

Diego iniciou no esporte quando tinha 8 anos de idade. “Pratiquei natação por nove anos e há mais de dois entrei para a academia”. Os resultados, segundo ele, são refletidos não apenas no corpo, mas na mente. “As atividades proporcionam bem-estar, melhora na qualidade de vida e elevam a autoestima”, destacou.

Na opinião de Gabriel Bernardes Coelho, que há três anos está matriculado em uma academia, as pessoas tem se acostumado a resultados rápidos, vindos do consumismo, e por isso, acreditam em mudanças imediatas no corpo.

“Hoje em dia, homens, mulheres e, sobretudo, adolescentes, tem se acostumado com aquilo que é rápido e prático. No entanto, para obtermos um corpo saudável é preciso muito esforço, disciplina e paciência. Mesmo porquê não o conquistamos de um dia para o outro. Além disso, é preciso acompanhamento profissional durante os exercícios para não correr riscos de comprometer a saúde”, reforçou.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: