Prata ou branco? Saiba como está a procura do consumidor na hora de comprar seu veículo
qui, 20 de março de 2014 00:15DA REDAÇÃO – Antes rejeitado, o branco agora é a cor preferida pela maioria dos consumidores na hora de comprar o seu carro. Segundo levantamento da PPG Industries, o uso da cor branca, chega a 21% dos carros emplacados. O crescimento foi de 5,9% na América do Sul, que inclui os dados do Brasil, chegando a 16,1%. Em contrapartida, no mesmo período a cor prata caiu de 34,1% para 31% e a preta, de 26,2% para 21%. O branco foi a cor que mais cresceu entre 2009 a 2013, passando sua participação no mercado de 10% para 29%. Com isso, a cor está mais próxima do prata (33%), que ainda lidera no mercado nacional.
Sobre o assunto, a reportagem da Gazeta do Triângulo, saiu pelas ruas para saber a opinião do consumidor e principalmente das concessionárias de veículos novos ou usados da cidade. “A tendência pela cor branca veio para ficar, pois diante de pesquisas, ficou comprovado que a cor clara esquenta menos, e acaba tendo um consumo menor. Em nosso caso, a procura pela cor branca teve um aumento de 30 a 40%”, comentou Vinícius Mota, consultor de vendas da concessionária Ford Triauto em Araguari.
“Na procura pelo carro zero, houve um aumento em média de 60%, inclusive nos usados a partir de 2011, quando a cor branca começou a ganhar o mercado. Antes de 2010, as cores que tiveram mais saída foram prata e preto com raras exceções da cor branca”, comentou Sinval Franco Ferreira, proprietário da WS Automóveis.
“Hoje trabalhamos com uma procura em torno de 20% pela cor branca, mas a que lidera é sem dúvida o prata”, disse Leonel Nogueira Messias, proprietário da Leonel Motors.
Pelo visto, o branco, que começou a chamar a atenção dos consumidores em 2010, deixou para tras o rótulo de carro de aluguel ou para empresas. Para 2014, a pesquisa da PPG indica que o branco e o prata ainda serão as cores líderes na preferência de fabricação e consumo de carros no Brasil. Diferentes levantamentos mundiais, feitos por gigantes do segmento de pintura automotiva com base nos pedidos das fabricantes, mostram que desde 2009 a preferência pela cor branca tem crescido em todo mundo e, por consequência, na América Latina e no Brasil. A guinada ocorreu este ano: a cor branca está no topo da preferência em todo o mundo, colorindo de 21 a 22% todos os carros entregues.
A DuPont indica que as variantes branco e branco pérola empataram com a cor prata na soma do uso em todo o mundo – 22%. Na sequência, estão preto ou tons que passem o efeito de preto (20%), cinza (13%), vermelho (7%), azul (6%), marrom/bege (5%), verde (2%), amarelo/dourado (1%). Segundo a empresa, a escolha pelo branco predomina na América do Norte, com 23% (à frente das cores preto e prata, com 18% e 16% respectivamente), embora esteja apenas na segunda posição na preferência dos europeus (lá, o preto domina com 40%, seguido de branco e cinza, com 20% e 18%) e caia à terceira posição entre os sul-americanos e brasileiros (17%), que ainda preferem prata (30%) e preto (19%).
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Juiz de Fora tem seletiva em toda cidade seg, 2 de dezembro de 2024
- Varginha lança parque tecnológico sáb, 30 de novembro de 2024
- Valadares investe R$ 5 milhões em terminal sex, 29 de novembro de 2024
- A CEMIG ESTÁ TRANSFORMANDO A ENERGIA EM MINAS GERAIS sex, 29 de novembro de 2024
- Coluna: Radar (29/11) sex, 29 de novembro de 2024
- Falta de Insulina NPH em Divinópolis qui, 28 de novembro de 2024
- Presidente eleito da OAB&MG, Gustavo Chalfun, se reúne com o presidente da ALMG para tratar de pautas importantes para a advocacia qua, 27 de novembro de 2024
- Presidente eleito da OAB&MG, Gustavo Chalfun, se reúne com o presidente da ALMG para tratar de pautas importantes para a advocacia qua, 27 de novembro de 2024
- Justiça descobre ‘reclamante profissional’ em Paraíso qua, 27 de novembro de 2024
- Museu em Januária é dedicado ao pão de queijo ter, 26 de novembro de 2024
> > Veja mais notícias...