Terça-feira, 23 de Abril de 2024 Fazer o Login

Prata ou branco? Saiba como está a procura do consumidor na hora de comprar seu veículo

qui, 20 de março de 2014 00:15
Veículos nas cores branca e prata lideram as vendas no mercado. Foto: Divulgação

Veículos nas cores branca e prata lideram as vendas no mercado. Foto: Divulgação

DA REDAÇÃO – Antes rejeitado, o branco agora é a cor preferida pela maioria dos consumidores na hora de comprar o seu carro. Segundo levantamento da PPG Industries, o uso da cor branca, chega a 21% dos carros emplacados. O crescimento foi de 5,9% na América do Sul, que inclui os dados do Brasil, chegando a 16,1%. Em contrapartida, no mesmo período a cor prata caiu de 34,1% para 31% e a preta, de 26,2% para 21%. O branco foi a cor que mais cresceu entre 2009 a 2013, passando sua participação no mercado de 10% para 29%. Com isso, a cor está mais próxima do prata (33%), que ainda lidera no mercado nacional.

Sobre o assunto, a reportagem da Gazeta do Triângulo, saiu pelas ruas para saber a opinião do consumidor e principalmente das concessionárias de veículos novos ou usados da cidade.  “A tendência pela cor branca veio para ficar, pois diante de pesquisas, ficou comprovado que a cor clara esquenta menos, e acaba tendo um consumo menor. Em nosso caso, a procura pela cor branca teve um aumento de 30 a 40%”, comentou Vinícius Mota, consultor de vendas da concessionária Ford Triauto em Araguari.

“Na procura pelo carro zero, houve um aumento em média de 60%, inclusive nos usados a partir de 2011, quando a cor branca começou a ganhar o mercado. Antes de 2010, as cores que tiveram mais saída foram prata e preto com raras exceções da cor branca”, comentou Sinval Franco Ferreira, proprietário da WS Automóveis.

“Hoje trabalhamos com uma procura em torno de 20% pela cor branca, mas a que lidera é sem dúvida o prata”, disse Leonel Nogueira Messias, proprietário da Leonel Motors.

Pelo visto, o branco, que começou a chamar a atenção dos consumidores em 2010, deixou para tras o rótulo de carro de aluguel ou para empresas.  Para 2014, a pesquisa da PPG indica que o branco e o prata ainda serão as cores líderes na preferência de fabricação e consumo de carros no Brasil. Diferentes levantamentos mundiais, feitos por gigantes do segmento de pintura automotiva com base nos pedidos das fabricantes, mostram que desde 2009 a preferência pela cor branca tem crescido em todo mundo e, por consequência, na América Latina e no Brasil. A guinada ocorreu este ano: a cor branca está no topo da preferência em todo o mundo, colorindo de 21 a 22% todos os carros entregues.

A DuPont indica que as variantes branco e branco pérola empataram com a cor prata na soma do uso em todo o mundo – 22%. Na sequência, estão preto ou tons que passem o efeito de preto (20%), cinza (13%), vermelho (7%), azul (6%), marrom/bege (5%), verde (2%), amarelo/dourado (1%). Segundo a empresa, a escolha pelo branco predomina na América do Norte, com 23% (à frente das cores preto e prata, com 18% e 16% respectivamente), embora esteja apenas na segunda posição na preferência dos europeus (lá, o preto domina com 40%, seguido de branco e cinza, com 20% e 18%) e caia à terceira posição entre os sul-americanos e brasileiros (17%), que ainda preferem prata (30%) e preto (19%).

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: