Sexta-feira, 04 de Outubro de 2024 Fazer o Login

Praia do Son(h)o

qua, 7 de janeiro de 2015 00:00

Abertura Ficha Técnica

Praia do Sono, Paraty (RJ). Foto: Divulgação

Praia do Sono, Paraty (RJ). Foto: Divulgação

Existe um lugar, onde por aqui pouco se fala. Parece o endereço em que todos se encontram, cercado apenas por ironias do destino. Na virada de ano, uma multidão se forma em volta de uma fogueira gigante na praia, como se o fogo representasse a esperança por dias melhores. Alguns incorporavam indígenas, mas havia quem corresse enlouquecidamente ao som de “Vamos São Paulo!”, “Eu acredito!” ou “Agora vai, Mengo!”. Começa o jogo em 2015.

A cada ceia de fim ano, alimento mais a ideia de que a virada é como um eterno roteiro de novela das nove. Mudam-se os personagens e as histórias, mas todos os votos e ensejos desaguam no mesmo rio. Desejamos amor e paz, sem lembrar que um pode ferir o outro. Nos bastidores do futebol brasileiro, não parece ser diferente.

A cada janela de transferências, nomes são lançados no ventilador, enquanto outros se escondem no túnel do tempo. Jean Chera, Ricardo Oliveira, Fábio Rochemback, Lenny, Carlinhos Bala e Claudio Pitbull não me deixam mentir. A bola da vez é o argentino Dario Conca.

Durante nove dias, perdi qualquer ligação que me colocasse em contato com o mundo lá fora. Quando peguei o jornal, vi o craque do Fluminense estampado na capa, no centro de uma queda de braço entre Flamengo e Corinthians. Em tempos de especulações no futebol, dispenso bolas de cristal.

Em 2015, obras serão alvos de investigações. Anderson Silva retornará ao octógono. A seleção brasileira tentará a redenção na Copa América e, se nada der certo, outras modalidades novamente servirão como um alento. Enquanto isso, a CBF participará de outros concursos de piadas. É tanta previsão que não cabe em uma mera xícara de café.

Quem dera mesmo era retornar para aquele lugar, onde o relógio não faz sentido, o fogo aquece a esperança e os votos por dias melhores não são favas contadas. A fogueira precisa permanecer acesa. Entre promessas e rituais, que o ano novo não seja maquiagem de vida nova, desenhada por velhos dilemas.

Acesse: www.fichatecnica.blog.br

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: