Posto de coleta destaca os benefícios da doação de sangue
qua, 20 de julho de 2016 05:42Da Redação
“Espalhe Vida, doe sangue”: slogan faz parte da campanha da secretaria municipal de Saúde
O consumo de sangue na região de Araguari têm sido cada vez maior. Segundo a secretaria municipal de Saúde, a manutenção dos estoques em níveis adequados só é possível a partir do comparecimento regular de doadores. A falta de sangue no Hemocentro implica na suspensão de cirurgias e adiamento de procedimento nos hospitais. Conforme informações do PACE (Posto Avançado de Coleta Externa) em média sessenta pessoas realizam o ato voluntário semanalmente em Araguari.

Interessados em se cadastrar podem ir até o PACE, localizado na rua José Carrijo, 205
Para se candidatar a vaga de doador, a pessoa precisa passar pelo cadastro no dia da doação, que acontece nas terças-feiras entre 7h30 e 11h30. Primeiro, é atestado por meio de questionários se o voluntário está apto a participar, depois é realizada a triagem hematológica, onde é aferida a temperatura e retirada uma gota de sangue do dedo para verificar a presença de anemia e classificação sanguínea.
Cada voluntário doa uma bolsa de sangue equivalente a 450 ml, a qual é encaminhada ao Hemocentro de Uberlândia onde todo o material é processado e enviado ao banco de sangue. Para aqueles que doam é emitido um atestado de doação, e aqueles que não foram selecionados, recebem um comprovante de comparecimento.
Depois de aproximadamente trinta dias o exame contendo resultados para doenças como hepatite, sífilis e HIV é entregue na sede do PACE. Para receber o exame é necessário que o doador apresente documento de identidade. Se houver algum diagnóstico de doença, o Hemocentro entra em contato com o paciente para que ele realize novamente os exames.
Interessados em se cadastrar podem ir até o PACE, localizado na rua José Carrijo, 205, esquina com a rua Estrela do Sul, Centro. Informações podem ser obtidas pelo telefone (34) 3690-3174.
Um dos pré-requisitos básicos para participar como voluntário é apresentar no dia da doação documento de identificação oficial com foto e assinatura, ter idade entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, estar em boa condição de saúde, ter dormido ao menos 4 horas na noite anterior e não ter feito tatuagem há menos de 12 meses.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- MG deixou de arrecadar R$ 128 bilhões sáb, 28 de março de 2026
- Parceria entre UFU e Polo UAB fortalece educação superior em Araguari sáb, 28 de março de 2026
- Alex Peixoto apresenta série de requerimentos com foco em melhorias urbanas, saúde e esporte sáb, 28 de março de 2026
- Roda de conversa alerta estudantes sobre os riscos do uso de drogas sáb, 28 de março de 2026
- Sete times, quatro vagas — quem vai para as semifinais? sáb, 28 de março de 2026
- CANTINHO DO MÁRIO – 28 DE MARÇO sáb, 28 de março de 2026
- Cuidar do sorriso: Araguari realiza nova edição da Campanha Sorriso de Estrela sáb, 28 de março de 2026
- Excelência no ensino: prefeitura de Tupaciguara recebe reconhecimento nacional em Brasília sáb, 28 de março de 2026
- Araguari: arma de fogo e munições são localizadas após denúncia anônima levada à Polícia Militar sáb, 28 de março de 2026
- Campeonato Integração do Pica-Pau sáb, 28 de março de 2026
> > Veja mais notícias...