População residente em Araguari supera 116 mil pessoas, estima IBGE
sex, 2 de setembro de 2016 05:50Da Redação | Com Assessoria
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou as estimativas das populações residentes nos 5.570 municípios brasileiros com data de referência em 1º de julho. Estima-se que o Brasil tenha 206,1 milhões de habitantes e taxa de crescimento de 0,80% entre 2015 e 2016, um pouco menor do que a calculada entre 2014 e 2015 (0,83%).
De acordo com o IBGE, a população de Minas Gerais é de 20.997.560 habitantes. Em primeiro lugar está a capital Belo Horizonte, com 2.513.451 habitantes; seguida por Uberlândia, com 669.672; Contagem, com 653.800; Juiz de Fora, com 559.636; Betim com 442.354 e Montes Claros, com 398.288.

No último domingo, 28 de agosto, Araguari completou 128 anos de história
Nos cálculos do IBGE, Araguari possui 116.871 habitantes. Em comparação com o ano passado o crescimento foi de 604 pessoas. Em quinze anos o aumento foi superior a 16 mil habitantes. O número de pessoas residentes em Cascalho Rico é estimado em 3.055, Estrela do Sul, em 7.940 e Tupaciguara, 25.452.
A cidade de São Paulo continua sendo a mais populosa do país, com 12,0 milhões de habitantes, seguido pelo Rio de Janeiro, com 6,5 milhões; e Brasília e Salvador com cerca de 2,9 milhões de habitantes cada. Dezessete municípios brasileiros possuem população superior a 1 milhão de pessoas, somando 45,2 milhões de habitantes ou 21,9% da população total do Brasil.
As estimativas populacionais municipais representam um dos parâmetros utilizados pelo Tribunal de Contas da União no cálculo do Fundo de Participação de Estados e Municípios sendo fundamentais para o cálculo de indicadores econômicos e sociodemográficos. Esta divulgação anual obedece ao artigo 102 da Lei nº 8.443/1992 e à Lei complementar nº 143/2013.
As populações dos municípios foram estimadas por um procedimento matemático e são o resultado da distribuição das populações dos Estados, projetadas por métodos demográficos, entre seus diversos munícipios. O método baseia-se na projeção da população estadual e na tendência de crescimento dos municípios, delineada pelas populações municipais captadas nos dois últimos Censos Demográficos (2000 e 2010). As estimativas municipais também incorporam alterações de limites territoriais que tenham ocorrido entre os municípios após 2010.
5 Comentários
Deixe seu comentário:
Últimas Notícias
- Radares aplicam mais de 75 mil multas em JF qui, 13 de agosto de 2026
- Nadim Donato leva defesa da concorrência leal a debate nacional qui, 13 de agosto de 2026
- Deputado Raul Belém promoverá audiência pública para debater a internet no campo e os desafios do setor sucroenergético qui, 13 de agosto de 2026
- Prefeitura orienta sobre novo sistema para protocolo de Alvarás de Construção qui, 13 de agosto de 2026
- ALAA celebra 58 anos de história com novos acadêmicos e amplia presença de Araguari na literatura regional qui, 13 de agosto de 2026
- Obras de saneamento levam mais infraestrutura e qualidade de vida aos moradores do bairro Vieno qui, 13 de agosto de 2026
- DA REDAÇÃO – 13 DE AGOSTO qui, 13 de agosto de 2026
- MOMENTO DO VÔLEI- 13 DE AGOSTO qui, 13 de agosto de 2026
- Araguari conquista título estadual no basquete feminino dos JEMG qui, 13 de agosto de 2026
- Renato Bnegas cobra melhorias em estradas rurais e reforça pedido de manutenção na Ponte Preta e Taquaral qui, 13 de agosto de 2026
> > Veja mais notícias...
Se analisarmos tudo que envolve o crescimento da cidade, como: aumento da da área urbana, ligações de energia, água e vários outros índices, é impossível Araguari não ter no mínimo 130 mil habitantes.
Concordo com o Claudio, só eleitores, nossa cidade já conta com quase 90.000, as cidades em que eu já fui com 200.000 habitantes são pouco maiores que Araguari, porém esse senso não está correspondendo com a população exata de nossa cidade. Discordo com ele.
Concordo plenamente com o Cláudio e o Paulo Cesar.
Eu acredito em uma população de quase 150 mil pessoas incluindo os distritos.
eu concordo com os tres parece que este IBGE e dos politicos de Araguari não que que a cidade evoluem nem na população eu acredito que Araguari hoje tenha de 150 mil ou mais habitantes.
Concordo com os ilustres amigos. esse censo está completamente equivocado.
Rérigueri é muito maior que Uberlândia.
Já atingiu 1 milhão de habitantes há muito tempo.
Somos, no mínimo, a 2a cidade do estado.