Sábado, 22 de Março de 2025 Fazer o Login

População da região central participa da pré-conferência municipal de saúde

dom, 19 de abril de 2015 06:32

Da Redação – Com Assessoria

Moradores apresentaram propostas na área da Saúde durante o evento

A prefeitura realiza todos os sábados, em diversos setores do município, a pré-conferência municipal de saúde, oferecendo aos moradores de cada bairro a oportunidade de apresentar propostas, que serão discutidas durante a 7ª Conferência Municipal de Saúde, prevista para acontecer de 12 a 14 de junho.

Prefeito Gilmar Machado ressalta a importância do encontro e da participação dos moradores

Prefeito Gilmar Machado ressalta a importância do encontro e da participação dos moradores

 

Cada seminário reúne, em média, 80 participantes. Durante o encontro, são eleitos 12 delegados do setor sanitário em questão, com a missão de avaliar e propor diretrizes que melhorem as políticas de saúde pública a partir de ações nos municípios. No último sábado, 18, aconteceu a 12ª pré-conferência, que abrangeu a região central de Uberlândia, nos bairros Osvaldo Rezende e Bom Jesus.

O aposentado Agnaldo de Paula, usuário da rede pública de saúde, apresentou suas propostas. “Me interesso pela minha comunidade. Conheço nossos problemas como usuários. Há tempos aguardamos a oportunidade de informar as pessoas do bairro sobre recursos de atendimento nas unidades de saúde. Este espaço esclarece onde existem e como são disponibilizados”.

O prefeito de Uberlândia, Gilmar Machado, comentou que mobilizações populares como as pré-conferências garantem a ampliação do processo democrático entre governantes e população. “Este modelo de inclusão social participativa é uma iniciativa da saúde que tem sido adotado também na educação. O nosso objetivo de ouvir os usuários é reunir sugestões para entender onde aplicar melhor ações e recursos. Nosso ponto de partida é investir na Atenção Primária para interligar as melhorias propostas nestes encontros”.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Dario dos Passos, este ciclo de debates promove o tema da saúde pública com qualidade. “A garantia de espaço público democrático aponta em que direção podemos aplicar com efetividade o que se define nestes fóruns populares”, destacou.

Espaço para participação popular

Com o objetivo de garantir a voz do cidadão, 50% dos representantes são usuários do sistema público de saúde e a outra metade se divide entre pessoas ligadas a gestão e trabalhadores da saúde. A etapa das pré-conferências elegerá 236 delegados ao todo, sendo 48 deles na zona rural o que deverá garantir representatividade igualitária dos munícipes em Uberlândia.

Segundo Edna Aparecida Peixoto, presidente do Conselho Municipal de Saúde no bairro Brasil, gestão e cidadão vivem um momento histórico na política do município. “As pré-conferências mobilizam a população. De casa em casa e nas escolas todos se convidam para debater e propor mudanças. Neste espaço as pessoas podem escolher por si o que querem dos gestores encurtando o caminho entre debate e ação, o que evita também distorções dos direitos comunitários”, analisa.

Usuários do sistema de saúde, estudantes e profissionais da área, prestadores de serviços e comunidade em geral podem e devem participar deste movimento. Os participantes discutem temas como “A importância das Conferências de Saúde para a construção do SUS” e “Qual o papel das unidades de saúde na mobilização para a Conferência e pré-conferências”.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: