Sexta-feira, 12 de Abril de 2024 Fazer o Login

Polícia Militar solicita apoio da população para ajudar na prevenção criminal, através do Disque Denúncia

qui, 22 de fevereiro de 2024 08:07

Da Redação

 

O Disque Denúncia Unificado é um serviço gratuito, oferecido em todo o território mineiro, através do número 181. Ao ligar, qualquer pessoa pode repassar informações e fazer denúncias de modo anônimo e sigiloso. O denunciante não é identificado, porém recebe um protocolo para acompanhar o encaminhamento dado à sua denúncia.

A chamada é direcionada para a central de atendimento, onde há pessoas treinadas e preparadas para lidar com todos os possíveis casos. Feita a denúncia, as informações repassadas aos atendentes são registradas e encaminhadas para analistas das Polícias Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, que analisam, classificam e incorporam à denúncia outras informações, quando já existentes em bancos de dados dessas instituições, e que também auxiliam na solução de cada caso.

O Disque Denúncia Unificado é um serviço gratuito, oferecido em todo o território mineiro
Divulgação

 

Ressalta-se que, o Disque Denúncia recebe todo tipo de parecer sobre crimes, tais como assalto, tráfico de drogas, arrombamento, porte ilegal de armas, sequestro, atividades ilícitas, foragidos ou procurados pela Polícia que estejam escondidos em algum local.

Também são objetos do Disque Denúncia as informações sobre desvio de conduta de policiais. É bom mencionar que, o ponto principal desse serviço é o atendimento de denúncias anônimas que resultem em investigação e, não, de situações emergenciais. Nesses casos, podem-se acionar os números 190 (Polícia Militar), 193 (Corpo de Bombeiros) e 197 (Polícia Civil).

No dia 19, o 53º Batalhão de Polícia Militar divulgou em seus canais de comunicação sobre a importância das denúncias anônimas provenientes do Disque 181 para ajudar na prevenção criminal.

“Você, cidadão de bem, fique atento a essa informação. Conforme a Constituição Federal, a segurança é um dever do estado, mas é um direito e responsabilidade de todos. Nesse sentido, eu quero convidar você, que tem conhecimento de uma circunstância de crime perto da sua casa, do seu local de trabalho ou outra localidade na cidade em que reside, para denunciar essa atividade criminosa. Para contribuir com os órgãos responsáveis

pela segurança pública, o cidadão tem acesso a um serviço do estado, cujo o nome é Disque Denúncia, esse serviço pode ser utilizado para passar informações, acerca de crimes”, disse o tenente João Paulo.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: