Quinta-feira, 22 de Fevereiro de 2024 Fazer o Login

Polícia Militar lança campanha 21 Dias de Ativismo Pelo Fim das Violências Contra as Mulheres

qua, 22 de novembro de 2023 08:03

Da Redação

A campanha visa conscientizar a sociedade sobre as agressões vivenciadas pelas mulheres
Divulgação

Ontem, 21, o 53º Batalhão de Polícia Militar lançou a campanha 21 Dias de Ativismo Pelo Fim das Violências Contra as Mulheres. A campanha é promovida anualmente, com o objetivo conscientizar a sociedade sobre as agressões vivenciadas pelas mulheres dentro de casa, no trabalho, na justiça e em locais coletivos, assim como sugerir medidas de prevenção e combate à violência. As atividades são realizadas pelo Poder Público e organizações da sociedade civil.

É bom mencionar que, a abertura da ação mundial coincide com o Dia da Consciência Negra, 20, como forma de alerta para o fato de as mulheres negras estarem entre as principais vítimas de violência, expostas ao machismo e ao racismo.

De acordo com os dados do boletim da Rede de Observatórios da Segurança, uma mulher é vítima de violência a cada quatro horas. Em 2022, 1.437 mulheres foram vítimas de feminicídio, sendo 61,1% delas negras.

Ressalta-se que, a campanha global termina no 10 de dezembro. O movimento começou a partir de uma iniciativa internacional chamada 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a mulher, iniciada em 1991, em homenagem às irmãs Pátria, Minerva e Maria Teresa, que foram assassinadas, em 25 de novembro de 1960, na República Dominicana. Elas foram violentadas, torturadas e mortas durante a ditadura de Rafael Trujillo.

Ontem, 21, a reportagem da Gazeta conversou com o 53º Batalhão de Polícia Militar para saber quais são as ações que estão sendo realizadas no município. Segundo a polícia, todo efetivo está empenhado na campanha, realizando blitz educativa e palestras nas escolas e empresas.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: