Polícia Militar forma mais de 600 alunos no PROERD
sáb, 4 de julho de 2015 06:13Da Redação
Com nova metodologia, turmas recebem orientações de como se manterem afastados das drogas e da violência
O Programa Educacional de Resistência às Drogas – PROERD, se destina a evitar que crianças e adolescentes em fase escolar iniciem o uso abusivo de drogas, despertando-lhes a consciência para este problema e também para a questão da violência. Somente neste semestre, a Polícia Militar atendeu mais de 600 alunos do 5º ano de oito escolas da rede pública estadual. As formaturas acontecem na próxima semana, entre os dias 6 e 9.

Ministrado pela PM, o PROERD proporciona um aconselhamento bem mais amplo, trabalhando valores morais e éticos das crianças e adolescentes
Cabo Marcos Humberto de Oliveira, instrutor do PROERD há 15 anos, conta que uma vez por semana ele vai às escolas. Durante um horário de aproximadamente 50 minutos, são aplicadas as 10 lições presentes na apostila do programa, distribuída gratuitamente aos alunos. Ao final das lições, eles escrevem uma redação contando o que aprenderam durante as aulas.
Neste ano, as turmas que estão prestes a receber o certificado do programa são as primeiras formadas com a nova metodologia denominada “Caindo na Real”, com apostilas mais coloridas e vídeo aula. O material educativo passa por reformulações para se atualizar à realidade dos participantes. Desta vez, o bullying ganhou espaço. “Muitas vezes as crianças praticam sem saber, então explicamos o que é e como evitá-lo, como lidar com ele,” ressaltou cabo Humberto.
As orientações não são focadas apenas nos malefícios causados pelas drogas e os riscos do vício. O PROERD proporciona um aconselhamento bem mais amplo, trabalhando valores morais e éticos das crianças e adolescentes. “Ensinamos a melhor forma de tomar decisões em todas as situações da vida, ajudamos a ter autoestima, a desenvolver sua identidade, personalidade e se comunicar melhor com as pessoas. Trabalhamos valores, colocando Deus e a família como base da existência humana,” contou.
O Proerd em Araguari começou em 1999. Até hoje, mais de 20 mil alunos receberam as orientações da Polícia Militar. Além de cabo Humberto, também são instrutores os sargentos Mauro, Almeida e Cardoso, sob a coordenação do sub-tenente Adailton.
O PROERD é desenvolvido em três estágios: para o 5º ano, 7º ano e PROERD para os pais. Até o final do ano, todas as escolas serão atendidas pela Polícia. “A população precisa se inteirar do que é o programa. Capacitamos os pais a tomar as decisões, como ter um diálogo aberto com os filhos, pois às vezes temendo uma repressão ou por omissão dos pais, eles acabam se distanciando e procurando informações com amigos,” disse.
FORMATURA DO PROERD – 1º SEMESTRE
PROGRAMAÇÃO
Dia 6
- E.E. Rainha da Paz
Horário: 17h30
_______
Dia 7
- E.E. Padre Eloi
Horário: 7h30
- E.E. Paes de Almeida
Horário: 17h
- E.E. José Carneiro da Cunha
Horário: 19h
___________
Dia 8
- Sesi Minas
Horário: 18h
________
Dia 9
- E.E. Eleonora Pierucetti
Horário: 16h
- E.E. Padre Damião
Horário: 17h30
- E.E. São Judas Tadeu
Horário: 19h
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- SESI inaugura nova unidade em Extrema no Sul de Minas seg, 16 de março de 2026
- Bárbara Colen, atriz de Bacurau, ministra curso na Escola SENAI do Audiovisual dom, 15 de março de 2026
- Lakers, Cleveland e Memphis disputam neste sábado as últimas duas vagas para o mata-mata sáb, 14 de março de 2026
- UFU faz primeiro transplante alogênico sáb, 14 de março de 2026
- FIEMG participa de apresentação da restauração da fachada da Santa Casa BH e anuncia novos investimentos para a instituição sáb, 14 de março de 2026
- Secretaria de Saúde apresenta prestação de contas do 3º quadrimestre de 2025 na Câmara sáb, 14 de março de 2026
- Ela/Nasa e Coopdiesel continuam com 100% de aproveitamento – Olé e Cred Simples venceram pela segunda vez seguida sáb, 14 de março de 2026
- DA REDAÇÃO – 14 DE MARÇO sáb, 14 de março de 2026
- Veículo furtado é recuperado pela Polícia Militar minutos após a ação do criminoso sáb, 14 de março de 2026
- Prefeitura de Abadia dos Dourados intensifica força-tarefa contra a Dengue sáb, 14 de março de 2026
> > Veja mais notícias...