Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Policia Militar e prefeitura realizam solenidade de formatura do PROERG

sex, 26 de maio de 2023 08:04

Da Redação

O PROERD consiste em um esforço entre a Polícia Militar, a escola e a família

Os temas drogas e juventude são discutidos por pais, filhos e educadores. Partindo disso, em 1992 foi criado, no Rio de Janeiro, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD). O modelo, que teve origem nos Estados Unidos, em 1983, é desenvolvido em mais de 58 países. Estudantes do quinto ano do ensino fundamental das redes pública e particular são os alvos do programa, que tem como lema “Manter Nossas Crianças Longe das Drogas”.

Segundo o Ministério da Educação, o PROERD promove curso de quatro meses, ministrado por policiais militares voluntários, capacitados pedagogicamente, em parceria com pais, professores, estudantes e comunidades. Com ênfase na prevenção ao uso de drogas, as aulas mostram ao estudante como se manter longe de más companhias, a evitar a violência, a resistir às pressões diretas ou indiretas e a sempre acionar os pais ou responsáveis quando necessário.

Em Araguari, ontem, 25, na sede da Assembleia de Deus de Araguari, sob a presidência do pastor Sr. Osmar Ferreira da Cunha, aconteceu a solenidade de formatura do PROERG.

Estavam presentes: o comandante do 53º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel, Vanderlan Alves Gomes; o secretário de Educação, Gilmar Chaves; o presidente da Fundação Araguarina Municipal de Esportes e Paradesporto, Wesley Lucas; e o secretário de Juventude, Combate à Fome e à Dependência Química, Danilo Franco; e demais autoridades.

“O PROERD consiste em um esforço cooperativo estabelecido entre a Polícia Militar, a escola e a família. Dessa forma, o PROERD visa preparar crianças e adolescentes para fazerem escolhas seguras e responsáveis na auto condução de suas vidas, a partir de um modelo de tomada de decisão, por meio de atividades educacionais em sala de aula”, disse o sargento Arlindo do 53º BPM.

Ainda segundo o sargento, as ações são direcionadas a toda a comunidade escolar e aos pais/responsáveis. Além disso, o PROERD promove a inclusão da família no processo educacional e de prevenção.

No 1º semestre de 2023, o PROERD foi desenvolvido nas seguintes escolas: Caic Dr. Arcino Santos Laureano; Centro Educacional Municipal Papa João Paulo XXIII; Centro Educacional Municipal Ten. Cel Vilagran Cabrita; Escola Estadual Costa Sena; Escola Estadual Professora Katy Belém; Centro Educacional Municipal Rosângela de Fátima Cardoso Rodrigues; Centro Educacional Municipal Neusa Rodrigues Teixeira. Somados, 437 alunos concluíram programa, neste primeiro semestre.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: