Quinta-feira, 12 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Polícia Militar do Meio Ambiente flagra pesca irregular na região do Lago Azul

ter, 7 de novembro de 2023 08:00

Da Redação

Materiais apreendidos na ocorrência do último sábado
** Polícia Militar do Meio Ambiente

No fim de semana, integrantes do 2º Pelotão de Polícia Militar de Meio Ambiente foram acionados na região do Lago Azul, zona rural do município de Araguari, às margens do Reservatório da Usina Hidrelétrica de Furnas, onde estaria ocorrendo pesca irregular com a utilização de redes.

 

No local, a equipe abordou um pescador profissional, o qual tinha em sua posse, ainda molhadas e acondicionadas em sacos de linho, cinco redes de nylon, que totalizaram 260 metros lineares, todas sem plaqueta de identificação, petrecho este proibido para a categoria durante o período da Piracema.

 

Segundo relatado, foi verificado que o autor havia capturado 6,43 kg de pescado nativo da Bacia do Rio Paranaíba, sendo um Pintado, uma Piranha Vermelha e quatro Traíras. Havia, ainda, 3,10 Kg de espécie alóctone (que não pertence à Bacia do Rio Paranaíba), dos quais seis Tucunarés, capturados também utilizando o petrecho proibido.

 

Diante da situação, o pescador foi preso em flagrante conforme preconiza a Lei de Crimes Ambientais nº 9.605/1998 e a Portaria IEF 156/2011, que tratam sobre o período de defeso. Os petrechos e o pescado foram apreendidos e a ocorrência encaminhada ao plantão da Delegacia de Polícia Civil em Araguari.

 

Além da responsabilidade penal, também foi lavrado o devido Auto de infração conforme o Decreto 47.383/2018, que totalizou R$ 23.438,71.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: