Pneus descartados em Araguari são destinados à reciclagem
qua, 11 de outubro de 2017 05:43Com Assessoria
Você sabia que o descarte inadequado de pneus aumenta o risco da proliferação do mosquito da dengue? Ou que o reaproveitamento destes materiais, também chamados de inservíveis, cresceu no país? Em 2016, a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (Anip) mostrou que mais de 280 mil toneladas de pneus foram levadas para a reciclagem. Em Araguari, a prefeitura também dá destinação aos resíduos, que são encaminhados ao Ecoponto de Pneus, localizado na estrada vicinal de acesso à região da Ponte Preta.

Pneus descartados em Araguari são destinados à reciclagem
Sempre que chega próximo a 3000 mil unidades, como aconteceu nesta semana, empresas especializadas dão destinação ambientalmente adequada ao resíduo, fazendo o recolhimento e reaproveitamento de pneus. Este resíduo pode ser transformado em combustível para a indústria de cimento, servir para fabricação de asfalto-borracha, que dá origem a tapetes, pisos para quadras poliesportivas, solas de calçados e dutos de águas pluviais, em atendimento ao que determina a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que propôs a logística reversa.
“Com o aumento da frota de veículos em Araguari, cresce também o descarte de pneus inutilizados. Quando jogada no meio ambiente, a borracha do pneu leva anos para se decompor, polui o meio ambiente e ajuda na proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Por isso, é extremamente importante que a população esteja consciente e nos ajude nesta causa. O melhor caminho é a reciclagem”, ressaltou Luiz Cláudio Pereira Costa, assessor da secretaria de Meio Ambiente.
“Aqui em nosso município a entrega pode ser feita todos os dias da semana. Os pneus são armazenados de maneira correta e, posteriormente, encaminhados para reciclagem”, destacou o prefeito Marcos Coelho (PMDB).
No processo de coleta, a Reciclanip é a empresa responsável pelo transporte; os pneus são encaminhados para destinação final, sendo uma delas o coprocessamento em fornos de cimenteiras.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Prefeitura de Monte Carmelo amplia estrutura de abastecimento de água qua, 30 de setembro de 2026
- LEI DE LEVI SIQUEIRA SOBRE DOAÇÃO DE SANGUE É SANCIONADA E TORNA CAMPANHAS OBRIGATÓRIAS EM SHOWS E EVENTOS CULTURAIS DE ARAGUARI qua, 30 de setembro de 2026
- Calor intenso muda rotina e exige cuidados redobrados no município qua, 30 de setembro de 2026
- Prefeitura de Abadia dos Dourados incentiva novos negócios com apoio do Sebrae qua, 30 de setembro de 2026
- Araguari recebe Campeonato Mineiro de Vôlei de categorias de base qua, 30 de setembro de 2026
- Operação especial da PMMG para o dia das eleições está em estágio final de preparação qua, 30 de setembro de 2026
- Desrespeito a sinal vermelho causa acidente com danos significativos na região central qua, 30 de setembro de 2026
- Sessão da Câmara reúne votação de projetos e novos requerimentos qua, 30 de setembro de 2026
- DA REDAÇÃO – 30 DE SETEMBRO qua, 30 de setembro de 2026
- Jardim Esperança, de Patos de Minas, conquista o tricampeonato da Taça das Favelas Minas – Fase Feminina qua, 30 de setembro de 2026
> > Veja mais notícias...