Terça-feira, 09 de Julho de 2024 Fazer o Login

Plano de Mobilidade Urbana é pauta de seminário em Araguari

sex, 10 de janeiro de 2014 01:35

Uma das condições impostas pelo Ministério
das Cidades é a participação de toda a sociedade

DA REDAÇÃO – Com o intuito de manter diálogo com a população a respeito do trânsito de Araguari, a secretaria de Trânsito e Transporte promoverá um Seminário no dia 23 deste mês, das 8 às 17h, na capela da Unipac – por meio de palestras ministradas de forma dinâmica sobre a lei de mobilidade urbana. Em entrevista, a assessora especial de mobilidade Urbana, Nádia Sudário informou que os municípios com mais de 20 mil habitantes precisam elaborar o Plano de Mobilidade Urbana até 2015.

“Um dos pré-requisitos que o Ministério das Cidades propõe é a participação da população. Portanto, todos estão convidados para fazer parte desta transformação, em prol da segurança no trânsito”, detalhou.

Durante a entrevista, a postura dos araguarinos no trânsito foi outra questão levantada pela assessora. “A maioria dos motociclistas acidentados não possue habilitação. Ou seja, várias vezes a secretaria de Trânsito é acusada de omissão, no entanto, devemos rever as nossas atitudes e sermos mais responsáveis”, desabafou.

Segundo ela, o plano surtirá bons resultados com a participação efetiva dos araguarinos, por meio de conscientização, bem como, dos serviços prestados pelo transporte coletivo. “Além do transporte não motorizado, a lei ressalta a importância do transporte coletivo para ser utilizado pelos trabalhadores no intuito de desafogar o trânsito de carros nas ruas da cidade. No entanto, para que isto aconteça, é preciso que este transporte tenha as condições necessárias para atender a comunidade”, explicou.

Saiba mais

A secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana – SeMob foi instituída no Ministério das Cidades com a finalidade de formular e implementar a política de mobilidade urbana sustentável, entendida como a reunião das políticas de transporte e de circulação, e integrada com a política de desenvolvimento urbano. A finalidade é proporcionar o acesso amplo e democrático ao espaço urbano, priorizando os modos de transporte coletivo e os não-motorizados, de forma segura, socialmente inclusiva e sustentável.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: