Domingo, 16 de Novembro de 2025 Fazer o Login

Planejamento anual do Conselho da Igualdade Racial acontece neste sábado

qui, 11 de fevereiro de 2016 08:31

Da Redação

Com o objetivo de propor políticas para a promoção da igualdade racial, combate ao racismo e realização de ações afirmativas em parceria com os demais órgãos municipais, o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Comprir) realiza no próximo sábado, 13, um evento aberto a toda população. Das 7 às 13h, na Escola Estadual Madre Maria Blandina (Polivalente) serão discutidas ações relativas ao tema.

Autoridades e representantes de diversos segmentos da sociedade foram convidados a participar da ocasião, onde será elaborado o plano estratégico que norteará as ações para o biênio 2016/2017, a partir de debates e discussões. A medida é uma preparação para a elaboração do Plano Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Araguari, que deve acontecer no segundo semestre de 2016.

Segundo Marco Túlio Nascimento, presidente do Comprir, o evento irá proporcionar um dia de diálogo e soma de ideias entre os conselheiros e a sociedade. “Vamos dialogar com a comunidade araguarina para a construção de um plano interno. Estamos seguindo o que as políticas de igualdade nacional e internacional propõem,” afirmou.

O Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial – COMPIR foi criado para fazer face à Política Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Decreto 4.886) com o objetivo de fazer  o enfrentamento das desigualdades raciais a serem consideradas no conjunto das políticas do governo municipal.

Firma-se como um órgão de natureza permanente, consultivo, normativo, fiscalizador e avaliador das políticas que visem à promoção da igualdade racial, com ênfase na população negra, povos indígenas e outros segmentos étnicos da população do município de Araguari. Essas políticas deverão estar voltadas para o acolhimento, valorização e ao reconhecimento da participação histórica, política, econômica, cultural e social das populações negras e das outras etnias vulneráveis.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: