Pesquisa aponta queda nos preços médios dos combustíveis no município
qui, 21 de maio de 2026 08:00Da Redação

Foto 1: Pesquisa analisou preços de combustíveis em 35 postos do município.
A Prefeitura realizou, no dia 19 de maio, uma pesquisa de preços dos combustíveis com o objetivo de monitorar os valores praticados no município, garantir maior transparência ao consumidor e auxiliar na fiscalização de possíveis variações abusivas.
O levantamento analisou os preços da gasolina comum e aditivada, etanol, diesel comum e diesel S10 em 35 postos de combustíveis de diferentes bandeiras, entre elas branca, Petrobras, Total Brasil, Shell, Ale e Ipiranga.
Na comparação com a pesquisa anterior, realizada no dia 5 de maio, foi registrada queda nos preços médios dos combustíveis. Na ocasião, a gasolina comum era comercializada a R$ 6,25 e a aditivada a R$ 6,29. O etanol tinha média de R$ 4,38, enquanto o diesel comum era vendido a R$ 6,80 e o diesel S10 a R$ 6,94.
Já no levantamento realizado em 19 de maio, os preços médios passaram para R$ 6,15 na gasolina comum, R$ 6,25 na gasolina aditivada, R$ 4,05 no etanol, R$ 6,64 no diesel comum e R$ 6,84 no diesel S10, demonstrando redução nos valores em relação ao início do mês.
A redução registrada nos preços dos combustíveis ocorre em um cenário de oscilações do mercado internacional do petróleo, além de fatores ligados à política de preços da Petrobras e às medidas tributárias adotadas pelo governo federal nos últimos anos.
Segundo especialistas do setor, os valores praticados nas refinarias seguem influenciados pela cotação internacional do petróleo, pela variação do dólar e pelos custos de importação e distribuição dos combustíveis.
Apesar da queda observada nas pesquisas recentes, a Petrobras já sinalizou a possibilidade de novos reajustes nos próximos meses. Após a divulgação do balanço trimestral da estatal, a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, afirmou que um aumento no preço da gasolina poderá ocorrer em breve.
“Vai acontecer já, já aumento do preço da gasolina, mas temos que manter o mercado”, declarou a presidente da estatal.
Diante desse cenário, o acompanhamento constante dos preços praticados nos postos se torna importante para garantir transparência ao consumidor e auxiliar na fiscalização do mercado de combustíveis.

Foto 2: Ação busca ampliar a transparência e fortalecer a fiscalização dos combustíveis.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Divinópolis é a 1ª em liberdade econômica seg, 15 de junho de 2026
- Inscrições abertas para o 3º Prêmio de Jornalismo Sistema Faemg Senar, Inaes e Sindicatos seg, 15 de junho de 2026
- FIEMG alerta para risco de aumento expressivo na conta de energia em 2027 dom, 14 de junho de 2026
- Custo da construção civil sobe 7,1% em Minas sáb, 13 de junho de 2026
- INAES apresenta planejamento estratégico sáb, 13 de junho de 2026
- Prefeitura de Monte Carmelo fortalece o desenvolvimento da zona rural sáb, 13 de junho de 2026
- CANTINHO DO MÁRIO – 13 DE JUNHO sáb, 13 de junho de 2026
- Polícia Militar reforça ações preventivas antes e após partida da Seleção Brasileira sáb, 13 de junho de 2026
- Associação Atlética Amigos do Resgate sáb, 13 de junho de 2026
- Amanhece Futebol Clube sáb, 13 de junho de 2026
> > Veja mais notícias...