Quarta-feira, 28 de Fevereiro de 2024 Fazer o Login

Pequena melhoria nos reservatórios não descarta uso consciente da água

sex, 21 de março de 2014 01:27
O nível da Usina de Emborcação está em 39,03%. Foto: Arquivo

O nível da Usina de Emborcação está em 39,03%. Foto: Arquivo

DA REDAÇÃO – O nível das usinas hidrelétricas da região continua baixo. Apesar do volume de chuva esperada para os próximos dias, os reservatórios estão trabalhando com capacidade inferir a 40%. Em contato com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a reportagem apurou que o nível da Usina de Emborcação está em 39,03% e atende a praticamente 11% da população regional.

Conforme balanço do Programa Mensal de Operação, a expectativa é de que os reservatórios da região Sudeste e Centro-Oeste terminem o mês de março a 38,2% de armazenamento de água, diferente de fevereiro, quando foram registrados 34,66%.

Os reservatórios começam a dar sinais de melhorias, devido à chuva esperada para esta semana que se despediu do verão, ontem, dia 20. “A tendência é de que o tempo feche com a chegada de uma frente fria nesta sexta-feira no Triângulo Mineiro. Podemos esperar uma quantidade de chuva para nossa região”, contou o professor Paulo Cezar Mendes do Instituto de Geografia da UFU.

O outono chega com temperaturas mais amenas e de acordo com Arthur Chaves de Paiva Neto, meteorologista da Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig, a passagem de frentes frias que antes causavam pancadas fortes de chuva começa a provocar quedas de temperatura, semelhantes àquelas de inverno, enquanto o volume das chuvas diminui.

Com relação às chuvas, o meteorologista da Cemig afirma que há previsão de dois períodos distintos durante a estação. A possibilidade é de que as chuvas fiquem acima da média para a estação em todo o Estado, ressaltando que a média das chuvas durante o outono é bem menor do que aquela apresentada no verão.

Agora, com o período oficial de estiagem, a população deve estar atenta aos gastos para evitar possíveis racionamentos em bairros de Araguari. “Continuamos monitorando a situação no município, lembrando que é de extrema importância que a população nos ajude e use a água de forma organizada e dentro das necessidades de cada um,” afirmou Edson Dias Vieira Júnior, superintendente adjunto da SAE.

Fonte: http://www.ons.org.br/home/

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: