Domingo, 19 de Maio de 2024 Fazer o Login

Patrulha Escolar reforça a segurança na volta às aulas

sáb, 1 de fevereiro de 2014 00:01

SAMARA ARRUDA – O retorno às aulas será marcado tanto pelo aprendizado quanto pela volta do patrulhamento policial nas escolas da rede pública de ensino. Isso porque a partir da próxima segunda-feira, 3 de fevereiro, a Polícia Militar realiza a operação “Volta às Aulas”.

Segundo contou o capitão Flávio Magno de Freitas, o 53º Batalhão de Polícia Militar irá reforçar o policiamento com as tradicionais patrulhas em horários de entrada e saída de alunos das instituições nos períodos matutino, vespertino e noturno. “Temos dois veículos que trabalham na Patrulha Escolar e durante todo o ano letivo frequentarão as escolas diariamente e os militares estarão à disposição para qualquer infração que venha ocorrer,” contou.

Outra situação que merece atenção é o movimento nas vias próximas às escolas. A orientação é que os alunos transitem nas faixas de pedestre e estejam atentos, pois a vulnerabilidade de crianças e jovens permite o crescimento de possíveis roubos e furtos.

Para o capitão, a ajuda dos pais é fundamental. “Sempre que possível, os pais devem acompanhar as crianças até a entrada da escola. Participar da rotina escolar e da vida social de seu filho, além de conhecer suas companhias e amizades pode evitar situações de risco,” completou.

Além da Patrulha Escolar, a Polícia Militar também dispõe de militares instrutores do PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência à disposição das escolas; além do programa Jovem Construindo a Cidadania, que forma grupos para realizar atividades envolvendo toda a instituição escolar, buscando estabelecer um ambiente favorável ao aprendizado e a cidadania.

Dicas de Segurança para o período de volta às aulas:

– Atravesse sempre na faixa de pedestre.
– Saia de casa mais cedo para evitar congestionamentos.
– Procure usar o uniforme da escola. Ele o identificará em casos de acidentes ou abordagens policiais.
– Não aceite convites de estranhos para passeios de carro ou para entrar em casas, terrenos ou garagens, independentemente das promessas que forem feitas. Esse é um recurso muito utilizado por pessoas mal intencionadas.

Dicas para os pais

– Sempre que possível, acompanhe as crianças até a escola.
– Antes de escolher um transporte escolar, informe-se a respeito do registro do veículo, suas condições de segurança e o credenciamento do condutor.
– Ao observar alguma situação estranha, ligue para o 190.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: