Patrulha de Trânsito da PM guincha mais de 50 veículos esse mês por estacionamento irregular
sex, 9 de dezembro de 2016 05:40Da Redação
Procura por cartões para estacionar em vagas especiais aumentou no município
A Patrulha de Trânsito da Polícia Militar guinchou, no início desse mês, mais de 50 veículos por estacionamento irregular. Além da remoção, os motoristas que infringem a norma de trânsito são multados e perdem pontos na Carteira Nacional de Habilitação.
De acordo com o cabo Arlindo Rodrigues da Patrulha de Trânsito, vários motoristas não respeitam os horários estabelecidos para estacionamento nas vagas reservadas. “Muitos também estacionam em vagas para idosos e deficientes e tentam se justificar alegando que não há vagas disponíveis ou que estacionaram por pouco tempo”.

Mais de 50 automóveis foram removidos esse mês
A Polícia Militar possui duas equipes da Patrulha de Trânsito, que realizam as blitz e fiscalizações no município. “Quando verificamos a infração, nós fazemos a multa, tentamos localizar o proprietário do veículo e, caso não seja possível encontrá-lo, acionamos o guincho e abrimos o Boletim de Ocorrência. Se o proprietário chegar e tivermos iniciado a remoção, o veículo é levado”.
Nessa terça-feira, 6, a Patrulha de Trânsito removeu quinze veículos. “Esse mês nós removemos mais de 50 carros devido a estacionamento irregular. Apenas nessa segunda e terça-feira foram 25. Temos outras demandas além da área central, mas o local em que há mais desrespeito às vagas reservadas é no centro da cidade”.
Os veículos removidos são encaminhados ao pátio credenciado. “Para retirar o veículo o proprietário deve ir até a delegacia, pegar o alvará de liberação e pagar as taxas do pátio, que são as diárias e o valor do guincho. Caso os documentos do carro não estejam em dia, é necessário regularizar a situação antes de retirar o veículo”.
O militar acrescenta que na área central todas as vagas reservadas são bem sinalizadas. “Os motoristas sabem os locais onde é proibido estacionar o veículo. Outra situação é a utilização do celular. Agora, o condutor que estiver manuseando o aparelho enquanto dirige, mesmo que não esteja em uma ligação, poderá ser multado. Muitos respeitam a lei apenas quando veem a Polícia Militar, mas as normas de trânsito servem para todos e devem ser obedecidas”.
Divonei Gonçalves, secretário de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana afirma que a procura pelos cartões para estacionamento nas vagas reservadas para idosos e deficientes aumentou. “Depois que foram noticiados os novos valores das multas, chegamos a confeccionar 100 cartões em um período em que fazíamos 50, mas as pessoas precisam ficar atentas, pois o cartão vale apenas para a vaga específica. Um motorista que possui um cartão para vaga de idosos não pode estacionar na vaga para deficiente”.
O secretário ressalta que os motoristas têm demonstrado preocupação em estar com a documentação correta. “O cartão ajuda a Polícia Militar a identificar se o motorista pode utilizar aquela vaga e, caso o veículo não esteja com o cartão, evidentemente o condutor será multado e a medida é a remoção. Os demais condutores precisam ter consciência e respeitar as leis de trânsito”.
Os horários estabelecidos nas vagas reservadas para carga e descarga de produtos também devem ser respeitados. “As empresas solicitam a reserva de vagas e analisamos a demanda visando atender o coletivo do entorno. Algumas empresas mudam de endereço e não nos avisam. Não temos muitas reclamações nesse sentido, mas caso alguém perceba que há uma vaga reservada sem necessidade, basta entrar em contato pelo número (34) 3690-3270, que nossa equipe irá analisar a situação”.
Segundo o secretário, é preciso que os motoristas estejam mais atentos ao trânsito, principalmente no período de final de ano. “O número de acidentes com motocicletas aumentou bastante, então, pedimos para que todos estejam atentos, respeitem a sinalização, conduzam de forma correta e em uma velocidade compatível. Nessa época de chuvas a atenção precisa ser redobrada, principalmente no centro da cidade, pois a procura pelo comércio e a movimentação de veículos aumentam. Essas recomendações não são apenas para o fim de ano, mas é preciso ter sempre responsabilidade e respeito, para termos um trânsito tranquilo”.
2 Comentários
Deixe seu comentário:
Últimas Notícias
- AMM aciona TCE&MG para suspender edital de concessão de rodovias federais pelo Estado ter, 3 de fevereiro de 2026
- Senar Minas amplia catálogo com dois novos treinamentos ter, 3 de fevereiro de 2026
- Cidades de MG entre as 100 maiores arrecadações ter, 3 de fevereiro de 2026
- Mesmo com um desfalque importante, o Dallas venceu mais uma e praticamente assegurou sua vaga na próxima fase ter, 3 de fevereiro de 2026
- RADAR – 03 DE FEVEREIRO ter, 3 de fevereiro de 2026
- Cascalho Rico intensifica combate à Dengue com a retirada de centenas de pneus e reforça compromisso ambiental ter, 3 de fevereiro de 2026
- Polícia Militar registra ocorrências de tráfico e prisões por furto e receptação no fim de semana ter, 3 de fevereiro de 2026
- DA REDAÇÃO – 03 DE FEVEREIRO ter, 3 de fevereiro de 2026
- Estão abertas as inscrições para a Lista de Espera por vagas na Rede Municipal de Ensino ter, 3 de fevereiro de 2026
- Grupiara celebra 63 anos com grande festa, show de Dyogo & Deluca e resgate das tradições locais ter, 3 de fevereiro de 2026
> > Veja mais notícias...

Excelente ação da PM. A pessoa tem preguiça de procurar uma vaga, preguiça de andar uma ou duas quadras a mais, pára em qualquer lugar.
O número de veículos em Araguari cresceu muito. Já passou da hora da Prefeitura, amenizar este problema, colocando área azul, porque todos têm direito ao espaço público.