Patrimônio natural de Araguari, Parque do Desamparo ainda é desconhecido pela população
qui, 16 de outubro de 2014 00:18Local abriga nascentes que jorram grande quantidade
de água, contraste com a seca que assola o país

Nascentes da Mata do Desamparo surpreendem pela fluência em plena época de seca. Foto: Gazeta do Triângulo
TALITA GONÇALVES – Poucos municípios do Brasil possuem reservas semelhantes ao Parque Municipal da Mata do Desamparo em áreas urbanas. Os quase 28 hectares de perímetro, com boa parte de mata nativa, resguardam fauna, flora e belezas naturais, riquezas que grande parte da população araguarina ainda não conhece. A reportagem da Gazeta do Triângulo visitou o local, acompanhada por equipes da secretaria de Meio Ambiente e da Empol Construtora.
Depois de uma breve caminhada a partir da entrada principal, é possível avistar um lago com vários alevinos, prova viva que atesta a pureza dessas águas. Segundo a bióloga responsável pelo Parque, Sandra Graciele Pereira Diniz, existem cinco nascentes na mata. A quantidade de água que passou a jorrar constantemente de algumas delas surpreendeu até mesmo quem acompanha de perto esse pedaço do cerrado preservado na cidade. “Fizemos o replantio nas margens, mas não esperávamos que isso fosse acontecer,” contou a bióloga.

Equipes trabalham diariamente na manutenção, que sofre com a quantidade de lixo jogado pela população. Foto: Gazeta do Triângulo
O que se vê hoje é resultado de um esforço que começou há cerca de oito anos. O conhecido “Buraco do Santa Helena”, enorme voçoroca que se formou no local e até comprometia as casas que estavam em volta, não existe mais. Ações como canais de drenagem e plantio de árvores em diversos pontos permitiram que a Mata do Desamparo chegasse ao estágio em que se encontra atualmente.
DESAFIOS
Para manter essas melhorias e garantir a preservação da área, a empresa Empol Construtora foi contratada pela prefeitura no segundo semestre desse ano. O contrato tem duração de um ano, no valor de 188 mil reais.
Grande parte desse trabalho consiste em retirar a grande quantidade de lixo abandonada ali, principalmente no setor que faz divisa direta com residências. Mesmo com limpeza diária, a quantidade de sujeira é incessante. Os moradores mantêm o hábito de jogar lixo, ainda que alguns tenham sido orientados. “As pessoas precisam se conscientizar para a importância de preservar o meio ambiente,” ressaltou o secretário de Meio Ambiente, Cristiano Carvalho.
Este é apenas um dos problemas. Neste mês, dois focos de incêndio tiveram de ser contidos. Além disso, há plantas não nativas da área que precisam ser retiradas sem comprometer o ambiente. Cavalos são soltos pelos donos na mata. Esgoto clandestino é lançado no sistema de drenagem e polui um canal construído para captar água das chuvas.
NATUREZA EM POTENCIAL
Apesar dos avanços, o Parque Municipal da Mata do Desamparo ainda não possui infraestrutura adequada para receber a população. O projeto prevê área de lazer, parques infantis, áreas de ginástica, sanitários, bebedouros, espaços de convivência para receber estudantes e visitantes, quiosques para piqueniques e um mirante. Além disso, o antigo clube Recanto do Galo foi integrado à área. Para transformar isso em realidade, serão necessários R$ 3 milhões em investimentos. “Precisamos aproveitar que em 2015 começa um novo mandato, momento ideal no sentido de obter verbas do governo federal,” concluiu o secretário.
3 Comentários
Deixe seu comentário:
Últimas Notícias
- Festival faz sucesso em 13 municípios ter, 23 de junho de 2026
- Azeite da Mantiqueira chega à final do Prêmio CNA Brasil Artesanal ter, 23 de junho de 2026
- América vence e é o único com 100% de aproveitamento ter, 23 de junho de 2026
- Exército encerra estágio de meio ambiente com foco em sustentabilidade e gestão ambiental ter, 23 de junho de 2026
- Programa Minha Casa, Minha Vida abre cadastramento em Araguari a partir de hoje ter, 23 de junho de 2026
- Araguari Vôlei EVA estreia no Campeonato Mineiro Regional AR1/FMV 2026 ter, 23 de junho de 2026
- Prefeitura aplica 500 doses no Dia D de Vacinação realizado neste sábado em Uberlândia ter, 23 de junho de 2026
- Homicídio tentado no Novo Horizonte com homem esfaqueado e agressor atropelado ter, 23 de junho de 2026
- Kubanacan goleia Neo Sport e conquista o bicampeonato ter, 23 de junho de 2026
- Arena Bosque 26 recebeu mais de 100 atletas para a disputa da 2ª etapa ter, 23 de junho de 2026
> > Veja mais notícias...


Parabéns à Gazeta do Triângulo pela reportagem. Só que faltou o endereço da entrada principal. Se possível, coloquem aí também.
Nasci e cresci proximo ao Desamparo.
Na epoca da invasao da favela do macaco, proximo a E.M. Vilagran Cabrita, a degradacao daquele area foi iniciada.
Depois veio o buracao da Santa Helena.
Conheco bem a regiao. E posso afirmar que o texto acima está mais pra livro de romance, do que a realidade.
Quem conhece aquela regiao ha quase 40 anos sabe o quanto esta destruida.
E nao vejo um futuro promissor.
Se continuar assim, o Desamparo sera destruido e ficará apenas na memoria dos mais velhos e de escritores de coluna de jornal, viajando na maionese.
UM TESOURO ARAGUARINO QUE O PODER PÚBLICO E OS CIDADÕES ARAGUARINOS DEVEM FAZER DE TUDO PARA PRESERVAR ,PRINCIPALMENTE AS NASCENTES -QUE MUITAS EM OUTRAS CIDADES ESTÃO DESEPARECENDO-OBRIGADO PARQUE DO DESAMPARO POR VOCÊ EXISTIR .